COLUNAS

min de leitura - #

Base de apoio a Beto Preto

Editoria de Política

| Edição de 15 de maio de 2018 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Ao oficializar ontem a construção de mais uma Unidade Básica de Saúde (UBS), no futuro Residencial Solo Sagrado, o prefeito Beto Preto (PSD) fez questão de enaltecer a presença dos nove vereadores que constituem a base aliada na Câmara de Apucarana. “São estes vereadores que garantem a governabilidade e que contribuem para o avanço de Apucarana na saúde, na educação e outras áreas”, frisou Beto Preto, acrescentando que “o mandato também é deles, porque sem esse apoio Apucarana não avançaria”. Participaram do ato no gabinete do prefeito o presidente da Câmara, Mauro Bertoli (PTB), e os vereadores Lucas Leugi (Rede), Márcia Sousa (PSD), Marcos da Vila Reis (PSD), Franciley “Poim” (PSB), Gentil Pereira (PV), Sidrin (DEM) ), Luciano Molina (Rede) e Deco (PR). Os ausentes, que têm se posicionado como opositores, foram o Professor Edson (PPS) e Rodolfo Mota (PSD). 

Verba garantida No mesmo ato, o secretário da Fazenda, Marcello Machado (PSD), anunciou que os recursos necessários para a construção da nova UBS – cerca de R$ 500 mil – já estão reservados. “Mesmo com o comprometimento do nosso orçamento com dívidas e precatórios, estamos administrando com austeridade para avançar com as obras e programas”, assinalou Machado.

Especialidades O prédio do antigo Instituto Brasileiro do Café (IBC), na Rua São Paulo, ao lado do Serviço Social do Comércio (Sesc), atualmente ocupado pela Justiça do Trabalho, já está sendo requisitado pela Prefeitura de Apucarana. O prefeito Beto Preto revelou ontem que o local deverá ser utilizado para a instalação de um centro municipal de especialidades médicas. 

Convênios Os prefeitos Deodato Matias (MDB), de Arapuã, e Adauto Mandu (PHS), de Lidianópolis, assinaram ontem convênios no Palácio Iguaçu, com a presença da vice-governadora Cida Borghetti (PP). Em Arapuã, recursos serão aplicados em asfalto e pedras irregulares e, em Lidianópolis, na aquisição de ônibus.

Cambira O prefeito de Cambira, Emerson Toledo Pires (PROS), assinou convênio no valor de R$ 75 mil com o governo do Estado, na manhã de sábado, na Expoingá, em Maringá, onde esteve presente a vice-governadora Cida Borghetti. O recurso será utilizado na compra de um veículo para a Secretaria Municipal de Assistência Social.

Rosário do Ivaí O prefeito de Rosário do Ivaí, Ilton Kuroda (PSC), está avisando proprietários rurais que vai começar hoje e vai até o dia 18 o processo de regularização fundiária no município. Será a partir das 8h30, no Centro Cultural, com a presença de técnicos do Instituto de Terras, Cartografia e Geologia (ITCG).
‘Pé na estrada’ O pré-candidato a deputado estadual Adilson Silva Lino (PDT), ex-prefeito de Faxinal, já colocou o “pé na estrada” visando dar conhecimento na região sobre a sua intenção de disputar o pleito do dia 7 de outubro. No último final de semana ele esteve visitando amigos em Rio Branco do Ivaí e Ortigueira.

Duelo de volta I Quatro anos depois, os dois maiores rivais da disputa presidencial de 2014, quando conquistaram 105 milhões de votos, deverão se enfrentar de novo nas eleições de Minas Gerais. Os mineiros Dilma Rousseff (PT) e Aécio Neves (PSDB) são pré-candidatos ao Senado na disputa por uma das duas vagas em outubro. Atual senador, o tucano tentará a reeleição. 

Duelo de volta II Presidente afastada por um impeachment em 2016, mas com os direitos políticos preservados, Dilma transferiu seu título de eleitor da capital gaúcha, onde construiu sua carreira política, para a mineira no último dia do prazo (6 de abril), a fim de brigar pela vaga de senadora. Quando chegou em Minas, mal sabia ela que sua chegada seria o estopim de uma crise que levou ao rompimento de seu partido, o PT, com o MDB mineiro.

Bolsonaro I Pesquisa CNT/MDA, divulgada ontem, aponta o deputado Jair Bolsonaro (PSL-RJ) na liderança da corrida presidencial. O deputado tem 18,3% das intenções de voto. Marina Silva (Rede) e Ciro Gomes (PDT) aparecem com 11,2% e 9,0%, respectivamente. O ex-presidente Lula e o ex-ministro do STF Joaquim Barbosa (PSB) não foram incluídos.

Bolsonaro II Neste cenário, que também não inclui Michel Temer (MDB), Geraldo Alckmin (PSDB) aparece em quarto lugar, com 5,3%; Álvaro Dias (Podemos), com 5,3%; Fernando Haddad (PT), com 2,3%; Fernando Collor (PTC) tem 1,4%; Manuela D’Ávila (PCdoB), com 0,9%; Guilherme Boulos (Psol), com 0,6%; João Amoêdo (Novo) tem 0,6%; Henrique Meirelles (MDB), 0,5%; e outros.

Vapt Vupt

Prefeitos do Vale do Ivaí estão indo a Curitiba toda semana para buscar recursos do Estado.         
A governadora Cida Borghetti (PP) parece mesmo disposta a investir nos municípios do interior.         
Apesar dos recursos à disposição, algumas prefeituras têm dificuldades de acesso.           
O problema maior é a falta de certidão negativa junto ao Tribunal de Contas do Estado do Paraná.