CIDADES

min de leitura - #

Beto Preto alerta para 2ª dose da vacina

DA REDAÇÃO

| Edição de 23 de julho de 2021 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O secretário da Saúde do Paraná Beto Preto esteve em Maringá ontem, visitando obras de ampliação da Santa Casa. Em entrevista à imprensa local, o secretário defendeu a importância da vacinação como a principal arma de combate à pandemia. 

“Quem tomou a primeira dose, tem que tomar a segunda dose. Só assim vai consolidar o seu esquema vacinal completo e fazer que a imunidade do seu organismo seja provocada para fazer valer o melhor daquela vacina, principalmente contra a variante delta”, explicou o secretário.
De acordo com ele, as vacinas, segundo estudos científicos que estão sendo produzidos, conseguem reduzir a capacidade da variante delta se instalar no organismo, com um esquema vacinal completo. “Por isso, mais do que nunca, vale ressaltar a importância do assunto sobre a segunda dose”, argumentou Beto Preto.
Ainda sobre a nova variante, o secretário informou que até o início da próxima semana, uma decisão definitiva a respeito dos casos detectados no estado será emitido pelas equipes que realizam o trabalho de rastreamento. “O Ministério da Saúde está no Paraná trabalhando junto aos pesquisadores do Lacen no ordenamento de novas buscas a respeito da variante delta. O Paraná é o estado que mais testa no Brasil, tanto que temos um maior número de casos declarados, o que não significa que outros estados também não tenham”, declarou.
Beto Preto defendeu ainda a importância da vacina e citou um pequeno contingente de pessoas que prefere não se imunizar. “Existem pessoas que colocam a vacina em descrédito. Eu quero dizer, com muito respeito, que a vacina neste momento é a nossa principal arma para conseguir sair desta pandemia”, enfatizou o secretário.

OBRAS
O Governo do Estado está investido R$ 3,2 milhões na construção do Centro Médico SUS da Santa Casa de Maringá. Serão 26 consultórios especializados para atendimento na Região Noroeste. A previsão de entrega é para o primeiro semestre de 2022.
“Maringá é fundamental para a Macrorregião de saúde e aqui a já percebe a grande obra em execução. Este é o segundo pacote de investimentos na Santa Casa. Um dinheiro bem investido para a continuidade do bom atendimento à população paranaense”, afirmou.