COLUNAS

min de leitura - #

Beto Preto com Mandetta

Editoria de Política

| Edição de 05 de julho de 2019 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

 
Ao participar nesta semana de congresso do Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (Conasems), o secretário de Saúde do Paraná, Beto Preto, se reuniu com o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta. Com apoio dos deputados federais paranaenses, Beto Preto reivindicou que sejam incorporados ao menos R$ 100 milhões ao orçamento da União para o próximo ano e destinados ao Estado, via emenda parlamentar coletiva. Segundo o secretário, a emenda da bancada é uma possibilidade de viabilizar alternativas para a saúde pública do Paraná. “Agradeço aos deputados, em nome do governador Ratinho Junior, pelo encaminhamento desta negociação com o Governo Federal, no sentido de que o Paraná possa atuar e suprir as demandas de recursos para obras e custeio da saúde”, enfatizou o secretário.

Emenda do Fahur O deputado federal Sargento Fahur (PSD) comunicou ontem o prefeito de Apucarana, Junior da Femac (PDT), acerca de liberação de uma emenda de sua autoria, no valor de R$ 150 mil, contemplando o Hospital da Providência. O recurso é destinado ao custeio de procedimentos de média e alta complexidade. Junior agradeceu Fahur pela liberação da emenda e manifestou sua confiança na atuação do parlamentar em favor de Apucarana.

Cancelada A Prefeitura de Arapongas cancelou a solenidade de inauguração do Pronto Atendimento 24 Horas, que estava prevista para hoje, às 15 horas, ficando adiada para outra data. O adiamento foi solicitado pelo próprio governo do Estado e se deve ao mau tempo que fechou aeroportos e cancelou voos em todo o Paraná nesta quinta, podendo se prolongar nesta sexta-feira. O prefeito Sérgio Onofre da Silva (PSC) vai anunciar a nova data para a inauguração, que deve ocorrer ainda em julho.

Biometria A Prefeitura de Cruzmaltina fará nesta sexta-feira o transporte de eleitores das localidades de Dinizópolis, São Domingos e Primavera, passando ainda por Cruzmaltina e João Vieira até o Fórum Eleitoral de Faxinal para o cadastramento biométrico. Horários de saída dos ônibus podem ser conferidos na Prefeitura de Cruzmaltina.

Novas urnas O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) vai comprar cerca de 180 mil urnas eletrônicas para serem usadas nas eleições municipais do ano que vem, quando serão escolhidos novos prefeitos, vice-prefeitos e vereadores. As novas urnas vão substituir as mais antigas, que entraram em funcionamento em 2006 e 2008 e já precisam sair de circulação. O custo da aquisição dos novos equipamentos ainda não foi definido. 

Audiência Nesta semana, o TSE realizou audiência pública para colher sugestões das empresas interessadas no fornecimento das novas urnas eletrônicas. O TSE também tirou dúvidas sobre especificações técnicas, segurança e manutenção da urna. Está prevista para a próxima terça-feira a divulgação de um parecer técnico sobre as propostas recebidas pelo tribunal. Brasil tem a maior eleição informatizada do mundo.

Perícia médica Ao anunciar anteontem concurso público para contratação de profissionais para diferentes setores, o governador Ratinho Junior (PSD) disse que vai instituir oito polos de perícia médica no interior do Estado para avaliação dos contratados. Serão em Paranavaí, Apucarana, Cascavel, Campo Mourão, Cianorte, União da Vitória, Jacarezinho e Paranaguá. Serão licitadas clínicas com médicos do trabalho.

Auditorias Até esta sexta-feira, servidores do Tribunal de Contas realizam auditorias presenciais para avaliar os mecanismos de controle interno adotados por quatro municípios paranaenses. O trabalho, que integra o Plano Anual de Fiscalização de 2019 do TCE-PR, está sendo o executado desde segunda-feira (1º), nas prefeituras de Diamante do Norte, Itaúna do Sul, Nova Aliança do Ivaí e São Manoel do Paraná, todos no Noroeste do Estado. Nos próximos dias pode ser a vez do Vale do Ivaí.

Controle A equipe do TCE-PR, formada por quatro analistas de controle da Coordenadoria de Auditorias, está verificando a atuação da unidade de controle interno e os mecanismos de controle adotados pelas prefeituras em três áreas: financeira (registro contábil de contas bancárias e sua conciliação), folha de pagamento (registro e pagamento de horas extras) e licitações e contratos (planejamento de compras, pesquisa de preços, fiscalização dos contratos e fundamentação de aditivos).

Vapt Vupt

A possibilidade de ocorrência de geada no norte do Paraná preocupa produtores rurais e prefeitos.
Agricultores temem grandes prejuízos com o fenômeno climático e os prefeitos com a queda na arrecadação.      
De acordo com os prefeitos, a agricultura é que movimenta a economia dos pequenos municípios.          
Se a agricultura vai mal, a cidade também vai mal, porque há queda nas vendas do comércio varejista.