POLÍTICA

min de leitura - #

Beto Preto defende planejamento regional de saúde

Editoria de Política

| Edição de 12 de setembro de 2019 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, reuniu ontem prefeitos, secretários municipais de Saúde e representantes do Comesp (Consórcio Metropolitano de Saúde do Paraná), da Acispar (Associação dos Consórcios e Associações Intermunicipais de Saúde do Paraná), Assomec (Associação dos Municípios do Paraná) e Cresems (Conselho Regional dos Secretários Municipais de Saúde) para definir e discutir ações na Região Metropolitana de Curitiba.
Ele enfatizou a importância do Planejamento Regional Integrado (PRI) para os municípios, que congregam 15% da população do Estado. “Este é o momento de construção do plano operativo para o que vem pela frente. Essa discussão, esse diálogo entre secretarias municipais, prefeituras e Estado é muito importante para essa construção”, disse.

Imagem ilustrativa da imagem Beto Preto defende planejamento regional de saúde


Beto Preto destacou ainda a necessidade de um trabalho em conjunto com os municípios, olhando de forma descentralizada as ações de saúde. “Nós vamos conseguir atender melhor os paranaenses que moram na Metropolitana e para isso acontecer precisamos dessa parceria, esse não é um mandato construído por uma ou duas pessoas, esse é um mandato construído pelas mãos de todos os paranaenses, por isso me sinto contemplado e feliz por participar e partilhar das propostas de solução para ações que vamos ter nos próximos dias”.
Beti Pavin, prefeita de Colombo e presidente do Comesp, disse que tanto os objetivos como as dificuldades para os municípios e Estado são os mesmos. “Todos sabemos quais são as necessidades da Região Metropolitana, e vemos que o governo está disposto a resolver gradativamente alguns pontos para baixar os índices negativos da saúde pública no Paraná”.
Daniela Cavalcante, diretora do Comesp, afirmou que a reunião pode ser caracterizada como um marco para a Região Metropolitana. “São 28 municípios que tiveram abertura democrática hoje aqui, todos os assuntos que foram direcionados tiveram um encaminhamento com algumas possibilidades imediatas e outras possibilidades no planejamento do estado para os próximos anos”, afirmou.
O diretor da 2ª Regional de Saúde, José Dalmi Dissenha, enfatizou a importância desta abertura aos municípios para um melhor entendimento do que precisa ampliar no atendimento à população.