COLUNAS

min de leitura - #

Beto Preto e empresários

Editoria de Política

| Edição de 10 de março de 2018 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O secretário chefe de Gabinete da Prefeitura de Apucarana, Laércio de Morais, recebeu ontem vários telefonemas de empresários apucaranenses. Eles participaram do evento com a presença do presidente da Sanepar, Mounir Chaowiche, no qual foram autorizados mais de R$ 23 milhões para obras de ampliação da capacidade de abastecimento de água na cidade. “A repercussão foi muito positiva entre os empresários, principalmente pelo testemunho dado por Chaowiche, reiterando a luta persistente de Beto Preto (PSD), nos últimos cinco anos, visando garantir cerca de R$ 160 milhões para obras em Apucarana”, informou Morais, acrescentando que para estes empresários a gestão vem, efetivamente, conferindo um novo status para Apucarana, em termos de estrutura e de serviços. “Um deles destacou que hoje Apucarana já alcança 80% dos seus domicílios atendidos por saneamento básico”, assinalou o secretário.

Primeiro mundo A propósito, o prefeito  Beto Preto comemora os índices de saneamento alcançados em Apucarana, que podem ser considerados de primeiro mundo. A cidade tem garantido o abastecimento de água por mais 25 anos e já conta com 80% de cobertura no tratamento de esgoto. “Vamos chegar logo aos 90% na rede de esgoto, um índice que era de apenas 24% há alguns anos”. 

Pedintes O vereador Luciano Molina (Rede) teve requerimento aprovado na Câmara de Apucarana sugerindo à Prefeitura colocação de placas nos semáforos e outros pontos onde andarilhos pedem dinheiro. Placas devem ter números dos telefones para onde devem ser indicadas essas pessoas para assistência social.

Transtorno Segundo o vereador Luciano Molina, são muitos os pedintes de dinheiro nos semáforos e esquinas de Apucarana. Muitas vezes eles incomodam os motoristas que não querem dar dinheiro. Sendo assim, esses motoristas poderiam ligar na hora para tal telefone pedindo o encaminhamento dessas pessoas.

Repasse do FPM Prefeituras receberam ontem o primeiro repasse de março do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). O montante é 24,55% maior que o de idêntico período de 2017, sem considerar a inflação. Com a inflação, o aumento cai para 21,80%. No acumulado do ano, o FPM registra crescimento de 10,59% em termos nominais.

Vestidos de mulher Lembrando o Dia da Mulher, a prefeita de Cruzmaltina, Luciana Bueno (PSDB), promoveu evento especial no Clube Social em homenagem às mães. O curioso é que alguns homens de sua equipe, incluindo seu esposo ex-prefeito Maurício Bueno, se vestiram de mulher e desfilaram na passarela sob aplausos da plateia.
Celular clonado Os amigos e conhecidos do deputado estadual Evandro Araújo (PSC) foram surpreendidos anteontem por mensagens falsas enviadas, via celular, solicitando ajuda financeira. Segundo a assessoria, o celular dele foi clonado no último dia 8. Bandidos usaram sua lista de contatos, salvas no celular, e dispararam mensagens solicitando dinheiro emprestado.

Registro de BO Além de desmentir a necessidade auxílio financeiro, o deputado estadual Evandro Araújo informou, por meio da sua assessoria, que já registrou um Boletim de Ocorrência (BO) e o caso segue sob investigação da Polícia Civil. Ele espera que a clonagem e este tipo de estelionato sejam esclarecidos o mais rápido possível pela Polícia Civil.

Troca partidária Começou anteontem, dia 8, a “janela partidária”, período em que deputados federais e estaduais podem trocar de legenda sem possibilidade de perda de mandato por infidelidade partidária. “Janela” vai até dia 6 de abril. No primeiro dia, 15 deputados federais trocaram de partido, entre eles o paranaense Fernando Francischini, que deixou o SD e foi para o PSL.

Joesley solto O juiz Marcos Vinicius Reis Bastos, da 12ª Vara Federal de Brasília, mandou soltar os executivos Joesley Batista e Ricardo Saud, da holding J&F - dona do grupo JBS, que se encontram presos preventivamente desde setembro do ano passado. Joesley Batista está preso na Superintendência da Polícia Federal em São Paulo e Ricardo Saud, na Penitenciária da Papuda, em Brasília. 

Prazo vencido Na decisão, o magistrado escreveu que a prisão dos dois executivos da J&F perdura por mais de seis meses, “prazo muito superior aos 120 dias previstos para a conclusão de toda a instrução criminal e flagrantemente aviltante ao princípio da razoável duração do processo”. Joesley Batista e Ricardo Saud são acusados de obstrução de Justiça, por ocultarem informações na delação premiada.

Vapt Vupt

O ex-vice-prefeito de Lidianópolis, Luiz Carlos “Casagrande”, é secretário municipal de Agricultura.              
Conhecedor dos problemas do campo, Casagrande faz um bom trabalho no meio rural em Lidianópolis.      
Vale lembrar que o prefeito Adauto Mandu (PHS) é reconhecido empresário rural em Lidianópolis.
Mandu tem como prioridade no seu plano de governo investimentos na agricultura familiar.