POLÍTICA

min de leitura - #

Beto Preto pede cuidados no feriado

Da Redação

| Edição de 03 de junho de 2021 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, fez um pronunciamento ontem a respeito da confirmação do primeiro caso da variante indiana de Covid registrado no Paraná em uma paciente de 71 anos residente Apucarana. Em video encaminhado nas redes sociais, o secretário detalha as ações epidemiológicas que serão tomadas e fez um apelo à população em relação ao feriado de Corpus Christi. Beto Preto pediu que a população redobre cuidados no feriado. “Estamos às portas de um novo feriado e muitas pessoas vão viajar. Quero mais uma vez chamar atenção para esse deslocamento. Mesmo as reuniões familiares, as chamadas aglomerações do bem podem se traduzir em situações de tragédia”, alertou.

Sessão mantida 
Apesar da pandemia que afeta o Legislativo Municipal, o presidente da Câmara de Apucarana, vereador Franciley Preto Godói Poim (PSD), informou ontem que está mantida a sessão ordinária da próxima segunda-feira, mesmo com a baixa de dois vereadores – Mauro Bertoli (DEM) e Moisés Tavares (Cidadania) – que testaram positivo para a Covid-19. Segundo ele, a sessão será realizada sem a presença de público, sem a imprensa e com poucos servidores atuando nos trabalhos legislativos. Um trabalho de desinfecção foi realizado em todas as dependências da Câmara para evitar que o novo coronavírus afete outras pessoas.

Fogos de artifício
Os deputados membros da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa do Paraná aprovaram nesta semana o projeto de lei 851/2019, de autoria do deputado Cobra Repórter (PSD), que proíbe a utilização de fogos de estampidos e de artifícios que causem intensidade superior a 85 decibéis. O projeto também prevê a instituição da Semana de Prevenção de Acidentes e de Conscientização Contra o Uso Imoderado de Fogos de Estampidos Ruidosos. O objetivo é promover a defesa do meio ambiente e dos animais de estimação. Projeto idêntico foi apresentado em Apucarana na legislatura passada pela ex-vereadora Márcia Sousa (PSD), porém não teve aprovação.
Sem churrasco e sem festas
O prefeito de Londrina, Marcelo Belinati (PP), anunciou na noite desta quarta-feira a proibição de festas, churrascos, encontros familiares, eventos ou quaisquer tipos de comemorações no município. Estão proibidos todos os tipos de eventos em espaços de área comum de condomínios, prédios, clubes, chácaras, associações, independente do número de participantes. O novo decreto, válido até domingo (13), também estabelece a proibição de encontros familiares, churrascos, aniversários, festas e outras comemorações com mais de 10 pessoas em unidades privadas como residências. Quem for flagrado poderá ser multado em até R$ 10 mil. 

Bolsonaro no Patriota
O presidente Jair Bolsonaro disse na noite desta terça-feira que o processo de sua filiação ao Patriota está “quase certo”, mas ainda depende de alguns detalhes. Bolsonaro fez as afirmações horas depois de se reunir com o presidente do Patriota, Adilson Barroso, no Planalto. “Todo mundo é Patriota agora?”, perguntou um apoiador ao presidente. “Está quase certo, estamos negociando. É como um casamento: tem de ser programado, planejado, senão dá problema”, respondeu. Bolsonaro foi eleito presidente em 2018 pelo PSL, sigla que deixou em novembro de 2019 após desentendimentos com o deputado Luciano Bivar (PE), presidente do partido.