COLUNAS

min de leitura - #

Beto Richa em Arapongas

Editoria de Política

| Edição de 24 de fevereiro de 2018 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O governador Beto Richa (PSDB) estará em Arapongas neste sábado, onde será recebido às 10 horas no auditório da Prefeitura pelo prefeito Sérgio Onofre da Silva (PSC), vice Jair Milani (PP), secretários municipais, vereadores e demais autoridades e lideranças políticas e comunitárias do município e região. Richa vai assinar o decreto para desapropriação das áreas onde será construído o contorno rodoviário de Arapongas, na zona leste da cidade. O início das obras na rodovia BR-369 está previsto ainda para este ano e conclusão em 2020. De acordo com o governo do Estado, serão desapropriados 31 alqueires de terras pertencentes a 38 proprietários diferentes, totalizando 748,3 mil metros quadrados. A construção é de responsabilidade da concessionária Viapar, que administra o trecho pedagiado.

Secretariado O prefeito de Arapongas, Sérgio Onofre da Silva, esteve reunido anteontem com todo o secretariado. Segundo ele, a reunião foi para acompanhar e fazer ajustes em cada setor, além de discutir novos projetos para o município. “Essas reuniões são necessárias para que, juntos, busquemos o melhor para Arapongas”, diz.

Apoio No lançamento ontem do Condomínio Industrial da Juruba, o prefeito Beto Preto (PSD) disse que está à disposição para ajudar empresários locais ou interessados em montar negócios em Apucarana. Segundo ele, muitos dizem que o governo não atrapalhando já é suficiente. No entanto, Beto Preto assinala que ele jamais vai atrapalhar, mas, sim, apoiar o empresariado. 

Audiência O presidente da Câmara de Apucarana, vereador Mauro Bertoli (DEM), está convidando a comunidade para participar da audiência pública que acontece no plenário do Legislativo na próxima segunda-feira, às 15 horas. Será para prestação de contas do terceiro quadrimestre do ano passado do Executivo e Legislativo.

Previdência O deputado federal Rubens Bueno (PPS) considera urgente a reforma da Previdência, mas que haja uma equiparação de teto para aposentadorias entre o setor privado e o público. Segundo ele, do jeito que está a Previdência está se suicidando. “É como uma renda familiar, não podemos nos descuidar”, afirma.

Votação Para Rubens Bueno, o adiamento da votação da reforma da Previdência para depois das eleições deste ano vai permitir que o tema seja melhor debatido, principalmente entre os candidatos à Presidência da República, a deputados e senadores, saindo deste debate uma proposta condizente para salvar a Previdência.
Debates I Como já é tradição nas eleições, as emissoras do Grupo Bandeirantes organizarão a partir de agosto os primeiros debates na televisão entre os candidatos que disputarão a Presidência da República e o governo dos estados nas eleições deste ano. No primeiro turno, o encontro entre os presidenciáveis na Band está marcado para 9 de agosto, uma quinta-feira. 

Debates II Nos debates da Band, os candidatos a governador se reúnem em todas as capitais uma semana depois dos presidenciáveis, ou seja, no dia 16. No segundo turno, o debate entre os candidatos que disputarão a fase final das eleições à Presidência está marcado para o dia 11 de outubro e, para o governo dos estados, dia 17.

Colheita O prefeito de Marumbi, Adhemar Rejani (PMDB), se manifesta otimista com a possibilidade de muitas realizações neste ano. Segundo ele, em seu primeiro ano de gestão, em 2017, muitas sementes foram plantadas. “Agora será o tempo de colher os frutos dessas sementes que foram plantadas”, afirma otimista.

Grande fila Uma extensa fila de pessoas se formou ontem na frente do Tribunal de Justiça do Paraná. Elas queriam obter senhas para assistir ao julgamento do ex-deputado estadual Luiz Fernando Ribas Carli, que acontece na segunda-feira. Ele é acusado de duplo homicídio em acidente de trânsito ocorrido em 2009, em Curitiba.

Mortes No acidente de trânsito ocorrido em 2009, em Curitiba, envolvendo o então deputado Ribas Carli, morreram os jovens Gilmar Rafael Yared, 26 anos, e Carlos Murilo de Almeida, 20 anos. Carli Filho será julgado na 2ª Vara Privativa do Tribunal de Júri, no Centro Cívico. No tribunal, há 200 lugares disponíveis para o público.

Vapt Vupt

O prefeito de Grandes Rios, Toninho Santiago (PP) já preparou a festa de aniversário da cidade.
Programação festiva do 51º aniversário de Grandes Rios será desenvolvida de 9 a 11 de março.
Alguns prefeitos do Vale do Ivaí retornaram ontem de Brasília e outros vão na próxima semana.
Prefeitos têm até o dia 28 (quarta-feira) para fazer indicações de emendas aos parlamentares.