POLÍTICA

min de leitura - #

Biometria atinge 60,47% dos eleitores em Ivaiporã

Ivan Maldonado

| Edição de 15 de setembro de 2019 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O cadastramento biométrico eleitoral que está sendo realizado na 93ª Zona Eleitoral de Ivaiporã alcançou até agora 60,47% do eleitorado previsto de 40.925 eleitores dos municípios de Ivaiporã, Jardim Alegre, Arapuã e Lidianópolis. 

Imagem ilustrativa da imagem Biometria atinge 60,47% dos eleitores em Ivaiporã


O prazo final para o cadastramento é até o dia 29 de novembro e a baixa procura preocupa a Justiça Eleitoral e também as lideranças políticas dos municípios da Comarca. Até esta semana 24.750 eleitores haviam realizado o cadastramento desde 22 de abril, quando teve início o processo.
No período foram coletadas as digitais de 15.102 eleitores de Ivaiporã de um total de 24.550. De Jardim Alegre, que tem 9.434 eleitores, foram cadastrados biometricamente 5.483. Dos 3.267 eleitores de Arapuã foram cadastradas 2.047 pessoas e dos 3.674 de Lidianópolis fizeram o cadastramento 2.118 eleitores.
Conforme a analista judiciária, Juliane Marques Felcar, a procura pelo recadastramento biométrico é baixa, e preocupa. “O pessoal está devagar, muita gente deixando para última hora pode ficar sem o título eleitoral”, afirma.
Nas eleições de 2020, os eleitores terão que ter o cadastro biométrico para poder votar. Sendo assim, quem não fizer o recadastramento até o prazo estipulado pelo Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) terá, automaticamente, o título de eleitor cancelado.
O chefe do Cartório Eleitoral, Rafael Pachoal Teixeira Santos, orienta os eleitores que ainda não fizeram o cadastro a agendar o atendimento o quanto antes. O objetivo é evitar as longas filas que se formam próximo ao prazo final. 
“Não estamos fazendo só o cadastramento biométrico, mas também a revisão do eleitorado. Então o eleitor precisa comprovar o vínculo com o município e a gente tem problemas diversos com isso. Por isso é importante comparecer ao cartório com antecedência, para que sejam orientados quanto à documentação e consigam resolver dentro do prazo”, alerta. 
O eleitor que quiser pode realizar o agendamento prévio do atendimento através do site do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PR). No horário e dia indicados, é obrigatório o comparecimento no Fórum Eleitoral, que fica na Av. Itália ao lado do Campus da UEM. É necessária a apresentação do título de eleitor anterior, de um documento oficial com foto e um comprovante de endereço que demonstre o vínculo com o município. O horário de atendimento é das 12 às 18 horas. (IVAN MALDONADO)