COLUNAS

min de leitura - #

Blocos partidários

Editoria de Política

| Edição de 04 de fevereiro de 2019 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

 
O presidente da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), deputado Ademar Traiano (PSDB), comunicou aos 54 deputados, na sessão plenária de ontem, que esta quarta-feira é o prazo final para a formação dos blocos partidários e a formalização dos requerimentos para indicação dos líderes e vice-líderes dos partidos ou blocos parlamentares, conforme dispõe o Regimento Interno da Casa. Traiano informou também que o prazo para indicação dos membros titulares e suplentes da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), a mais importante da Casa, será até a próxima segunda-feira (11). A CCJ é constituída por 13 membros e analisa a constitucionalidade e legalidade de todas as proposições apresentadas ao Poder Legislativo.

Projeto PAR A Assembleia Legislativa aprovou, ontem, a redação final do projeto do governo Ratinho Júnior (PSD) que cria o Programa de Parcerias do Paraná (PAR), estabelecendo normas para desestatização e contratos de parceria no âmbito da administração pública executiva estadual e de suas entidades, instituindo o Fundo para Desenvolvimento de Projetos de Infraestrutura (FUNPAR).

Só lidas Na primeira sessão ordinária do ano da Câmara de Vereadores de Apucarana, realizada ontem à tarde, nenhuma matéria foi discutida e votada. Vereadores apenas elegeram as comissões especiais. No entanto, foram lidos sete projetos de lei e seis requerimentos de autoria dos vereadores e apresentadas 46 indicações dos parlamentares.

Segunda sessão O presidente da Câmara de Apucarana, vereador Luciano Molina (Rede), anunciou que a sessão ordinária da semana que vem será realizada na terça-feira (dia 12), às 16 horas. Isso porque na segunda-feira (dia 11) será feriado em Apucarana, data consagrada à padroeira da cidade Nossa Senhora de Lourdes.

Na Capital O presidente da Câmara de Jandaia do Sul, vereador Milton De Martini Lopes Villar, esteve em Curitiba, na semana passada, onde foi recebido pelo governador Ratinho Junior PSD) e pelo secretário do Desenvolvimento Urbano, João Carlos Ortega. Ele tratou de vários assuntos de interesse de Jandaia do Sul, entre eles, o acesso ao campus da UFPR.

Atendimento Segundo o vereador Milton Villar, o governador Ratinho Junior e o secretário João Ortega mostraram disposição em atender às reivindicações de Jandaia do Sul, o que deve acontecer logo após final do diagnóstico sobre a real situação financeira do Estado, que está sendo feito pela equipe de governo. O governador justificou que o governo está apenas começando.
Preso O vereador Adelar Neumann (DEM), de Marechal Cândido Rondon, foi preso em flagrante ontem, suspeito de extorsão e de tráfico de influência. Segundo agentes do Gaeco, Neumann foi flagrado recebendo R$ 2 mil, o equivalente à metade do salário de um servidor municipal comissionado indicado por ele. Divisão de salários vinha ocorrendo desde agosto de 2018.

Antibiótico O presidente Jair Bolsonaro (PSL) teve elevação na temperatura na noite de domingo, passou a tomar antibiótico e a alta prevista para esta quarta-feira foi adiada, segundo informou ontem o porta-voz Otávio Rêgo Barros. O presidente passou por uma cirurgia para a retirada de uma bolsa de colostomia e a ligação entre o intestino delgado e parte do intestino grosso.

Exames Segundo boletim médico, “foi iniciada antibioticoterapia de amplo espectro e realizados novos exames de imagem. Identificou-se uma coleção líquida ao lado do intestino na região da antiga colostomia. Bolsonaro foi submetido à punção guiada por ultrassonografia e permanece com dreno no local. Está no momento sem dor, afebril, em jejum oral, com sonda nasogástrica e nutrição parenteral exclusiva.”

Sem agenda Segundo Rêgo Barros, o presidente Bolsonaro não tem agenda prevista para os próximos dias e a alta deve ser alterada para a próxima segunda-feira (11). “Quarta-feira não será mais o dia de alta de nosso presidente, até porque ele entrou num estágio que está sendo administrado antibiótico por no mínimo sete dias”, afirmou Barros. 

Patrimônio O primeiro projeto apresentado na nova legislatura que se iniciou ontem na Câmara dos Deputados quer transformar a Bíblia em “Patrimônio Nacional, Cultural e Imaterial do Brasil e da Humanidade”. A proposta foi apresentada pelo deputado Pastor Sargento Isidorio (Avante-BA).

Vapt Vupg

Câmaras de vereadores da região estão retomando suas atividades nesta semana após o recesso.      
O mês de fevereiro também marca a retomada de obras e serviços por parte das prefeituras.
Em alguns municípios, prefeitos tiraram alguns dias de férias e estão voltando aos gabinetes nesta semana.
De 8 a 11 de abril prefeitos participam de mais uma edição da Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios.