COLUNAS

min de leitura - #

Boa impressão da gestão

Editoria de Política

| Edição de 10 de março de 2019 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Ao participar na sexta-feira da solenidade de inauguração do Ambulatório de Dermatologia, na Autarquia Municipal de Saúde de Apucarana, a irmã Geovana Ramos, diretora geral do Hospital da Providência, comentou com amigos da área de saúde sobre a boa impressão gerada neste início da gestão do prefeito Junior da Femac (PDT). Segundo ela, Junior tem demonstrado muito dinamismo e agilidade em todas as demandas. “Nosso novo prefeito atua com brilhantismo, dando continuidade ao trabalho até aqui realizado pelo ex-prefeito Beto Preto”, opinou irmã Geovana. Para a diretora do Providência, o município de Apucarana tem tudo para seguir avançando em todas as áreas e, notadamente, na saúde. 

Plano Diretor Acontece nesta segunda feira a primeira audiência pública para discussão e apresentação de sugestões no processo de revisão do Plano Diretor em vigor em Apucarana. O evento acontece às 18h30, no Auditório do CREA/PR. O prefeito Junior da Femac conclama todos os segmentos da sociedade a participarem da audiência pública. 

Participação Conforme frisa Junior da Femac, a participação da população é de suma importância para que o plano possa, de fato, refletir a vontade da comunidade. “Essa primeira audiência vai ser a oportunidade das pessoas saberem mais sobre o que é o plano diretor, qual o seu impacto para o desenvolvimento de uma cidade. Também será um momento de tirar dúvidas”, assinala Júnior da Femac.

Na posse Uma seleta comitiva apucaranense já se prepara para aportar em Curitiba nesta semana, para prestigiar a posse oficial do ex-prefeito Beto Preto no cargo de secretário de Estado da Saúde. Ele foi nomeado e já atua no comando da pasta, mas aguardava o retorno do governador Ratinho Junior (PSD), que estava em viagem de trabalho nos Estados Unidos, para assumir solenemente a função. 

Orgulho Capitaneados pelo prefeito Junior da Femac, secretários e vereadores devem compor a comitiva apucaranense na capital do Estado. “Para todos nós apucaranenses é motivo de muito orgulho o fato de um filho da nossa terra ocupar posição tão honrosa em âmbito estadual. É a confirmação de sua competência na área de saúde”, afirma Junior.

De volta O governador Ratinho Junior, aliás, retorna dos Estados Unidos neste domingo, devendo reassumir o cargo nesta segunda-feira. Durante sua ausência, o governo do Estado esteve sob o comando do vice-governador Darci Piana (PSD). Na sexta-feira, Piana participou da abertura da ExpoParanavaí.
Sessão A Câmara de Apucarana realiza sessão ordinária amanhã, às 16 horas, com treze matérias em votação. São dez projetos de lei, um projeto de decreto legislativo e dois requerimentos. Destaque para o requerimento do vereador Franciley Poim (PSB), pedindo à Associação Comercial (Acia) para que o comércio não abra na Sexta-Feira Santa.

Cruzmaltina A Prefeitura de Cruzmaltina vai realizar audiência pública para discussão do Plano Diretor Municipal. Será no dia 19 de março, às 20 horas, na Câmara de Vereadores. A prefeita Luciana Lopes de Camargo (PSDB) está convocando representantes de segmentos organizados, associações e lideranças políticas e comunitárias para participação no evento.

Luto A comunidade de Novo Itacolomi está de luto. Morreu na sexta-feira o ex-vereador por três mandatos José Chaves dos Santos, mais conhecido por Zé Chaves. Seu corpo foi velado na Câmara de Vereadores e sepultado ontem à tarde no Cemitério Municipal de Novo Itacolomi. O prefeito Moacir Andreola (PSD) e o presidente da Câmara, Ebisom Quevedo (PP), manifestaram pesar pela sua morte.

Bolsonaro e Trump Os presidentes do Brasil e dos Estados Unidos, Jair Bolsonaro e Donald Trump, vão se encontrar no próximo dia 19, segundo comunicado da Casa Branca. Entre os temas que poderão ser discutidos no encontro, destacam-se a cooperação na área da defesa, políticas comerciais, combate ao crime transnacional e a crise na Venezuela.

Venezuela Bolsonaro e Trump vão conversar sobre os esforços para fornecer ajuda humanitária à Venezuela. Brasil, Estados Unidos e Colômbia lideraram o movimento de doações para os venezuelanos a partir da cidade colombiana de Cúcuta e da brasileira Boa Vista, capital de Roraima. Estados Unidos, Brasil e mais de 50 nações reconhecem Juan Guaidó como presidente da Venezuela. 

Vapt Vupt

Depois da semana do Carnaval, espera-se que o País volte a trabalhar para fortalecimento da economia.
Na administração pública, espera-se também que o governo de Bolsonaro incremente ações concretas.                  
A expectativa dos prefeitos é a de que o período de transição de governo já tenha acabado.
Muitos prefeitos pretendem ir a Brasília já em abril em busca de recursos para seus projetos e programas.