COLUNAS

min de leitura - #

Bolonha x dengue

Editoria de Política

| Edição de 14 de fevereiro de 2020 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.


O secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, declinou do convite para participar de um workshop de pesquisa e práticas de saúde coletiva, em Bolonha, na Itália, na próxima semana. Já com a devida autorização governamental para a hospedagem e translado internacional, o mandatário da saúde paranaense disse que a guerra é contra a dengue! E que, embora agradeça a honraria, o momento agora é de intensificar as ações de combate ao mosquito no Estado e precisa ficar por aqui. Coisa rara nestes tempos. Nas redes sociais, o prefeito de Apucarana, Junior da Femac (PDT), enalteceu a conduta de Beto Preto, pelo seu comprometimento com as políticas públicas de saúde.

Contas a julgar A Câmara de Apucarana está de posse da prestação de contas do exercício de 2016, de responsabilidade do ex-prefeito e agora secretário estadual da Saúde, Beto Preto, já analisadas pelo Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR). O parecer prévio do Tribunal é pela aprovação das contas, com algumas ressalvas técnicas. Desde o último dia 10 o documento está exposto no site do Legislativo para conhecimento dos vereadores e do público. 

Julgamento Segundo o presidente da Câmara de Apucarana, Luciano Molina (Rede), a prestação de contas de 2016 do ex-prefeito Beto Preto ficará no site por um período de 60 dias para análise dos vereadores e de demais interessados. Após análise das comissões e garantido o direito de explicações do ex-prefeito ou sua defesa, o processo segue para votação no plenário do Legislativo. Cabe aos vereadores o julgamento final das contas.

Novas regras O TCE-PR publicou ontem, em seu site oficial, as novas regras para composição e envio de prestações das contas de 2019 do governador, prefeitos e de órgãos estaduais e municipais. Conforme dispõe a Lei Orgânica do TCE-PR, as prestações de contas das prefeituras devem ser remetidas ao órgão até 31 de março. Já os órgãos da administração indireta (autarquias e serviços autônomos, entre outros) têm prazo até 30 de abril.

Nova Ucrânia Depois de comemorar o estágio final das obras de prolongamento da Avenida Nova Ucrânia, do Bairro Igrejinha até o Contorno Sul, o prefeito de Apucarana, Junior da Femac, ressaltou ontem o início das obras do segundo viaduto de transposição na duplicação deste contorno. Trata-se do viaduto que irá ligar a Avenida Nova Ucrânia com a Vila Rural Nova Ucrânia. 
Duplicação O prefeito Junior da Femac destaca que a luta pela duplicação do contorno sul de Apucarana foi liderada pelo ex-prefeito Beto Preto e ele próprio. “Tivemos sucesso nesta empreitada, encontrando apoio do governador Ratinho Junior e da direção do Departamento de Estradas de Rodagem, o DER”, avaliou, assinalando que se trata da duplicação de todo o contorno e inclusão de dois viadutos e uma ponte. As obras devem ser concluídas em setembro. 

Na Capital O vice-prefeito de Novo Itacolomi, Wilson Lopes, esteve em Curitiba nesta quarta-feira, acompanhado dos vereadores João Vieira (PP) e Maurídio Meloso (PSC). Eles participaram da audiência pública na Assembleia Legislativa do Paraná, que debateu a proposta do Governo Bolsonaro de extinção de pequenas cidades com até 5 mil habitantes que têm receita própria baixa demais. Com 2,9 mil habitantes, Novo Itacolomi poderia entrar na lista.

Lula com o papa O papa Francisco recebeu no Vaticano, ontem, o ex-presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, em um encontro privado e particularmente significativo após ter passado mais de um ano e meio na prisão. Lula chegou ao Vaticano por volta de 15h30 no horário local a bordo de um automóvel com vidro fumê. A reunião durou cerca de uma hora. O ex-presidente solicitou o adiamento de um interrogatório marcado para 11 de fevereiro, em Brasília, para ir ao Vaticano.

Teor da conversa “Encontro com o Papa Francisco para conversar sobre um mundo mais justo e fraterno”, tuitou Lula, ao lado de fotos na companhia do pontífice. Lula espera em liberdade o julgamento de todos os recursos do processo em que foi condenado em segunda instância pelo caso do tríplex no Guarujá. A Justiça adiou o interrogatório, ligado à Operação Zelotes, para dia 19 de fevereiro.

Vapt Vupt

A partir de 5 de março, quando abre a “janela partidária”, está prevista uma “revoada” de vereadores na região.             
De 5 de março até 3 de abril, os vereadores poderão trocar de partido sem o risco de perder o mandato.               
Na região de Apucarana e Vale do Ivaí, muitos vereadores vão trocar de partido para concorrer à reeleição.                     
Outros vereadores vão tentar se adequar a uma outra legenda para disputar o cargo de prefeito.