Política

Bolsonaro mantém liderança na corrida presidencial

| Edição de

Pesquisa Ibope divulgada ontem aponta que o deputado federal Jair Bolsonaro (PSL) continua liderando as intenções de voto para a Presidência da República após atentado sofrido na semana passada. Ele aparece com 26% das intenções de voto. Na última pesquisa, divulgada no dia 5 de setembro, Bolsonaro tinha 22%. 
O candidato do PSL é seguido por Ciro Gomes (PDT), com 11%, e por Marina Silva (Rede) e Geraldo Alckmin (PSDB), ambos com 9%. O ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad (PT), oficializado como candidato nesta terça após a Justiça Eleitoral barrar a candidatura do ex-presidente Lula (PT), aparece com 8%. 
Considerando a margem de erro da pesquisa, que é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos, Ciro, Marina, Alckmin e Haddad estão tecnicamente empatados na segunda colocação. 
Em comparação aos números da pesquisa anterior, Alckmin se manteve estável, com 9% das intenções de voto, Ciro perdeu um ponto percentual, de 12% para 11%, Marina caiu três pontos, de 12% para 9%, e Haddad cresceu dois, de 6% para 8%. O Ibope fez o levantamento entre os dias 8 e 10 de setembro com 2.002 entrevistados. A pesquisa foi contratada pelo próprio instituto e registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) com o número BR-05221/2018. O nível de confiança é de 95% --ou seja, considerando o mesmo modelo de amostra, em 95% delas o resultado estará dentro da margem de erro.  
O Ibope ainda trouxe quatro simulações para um segundo turno. Apesar de liderar as intenções de voto para o primeiro turno, Bolsonaro estaria em empate técnico com os outros quatro candidatos testados --Ciro, Marina, Alckmin e Haddad.  Na disputa contra Ciro Gomes, Bolsonaro tem 40% contra 37% do adversário.Contra Alckmin, Bolsonaro teria 37% e o tucano, 38%.. Já no confronto contra Marina, a candidata da Rede e o candidato do PSL teriam 38% cada um. O deputado federal teria 40% contra 36% em um embate contra Haddad.