COLUNAS

min de leitura - #

Bom momento

Editoria de Política

| Edição de 11 de setembro de 2019 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Em pronunciamento na sessão ordinária da Câmara, segunda-feira à tarde, o vereador Mauro Bertoli (DEM) afirmou que Apucarana está vivendo o melhor momento de sua história. Segundo ele, é uma cidade em franco crescimento e desenvolvimento em função das administrações do ex-prefeito Beto Preto (PSD) e do atual Júnior da Femac (PDT), além de contar com todo apoio do governador Ratinho Junior (PSD), que tem suas raízes em Jandaia do Sul, onde nasceu, e em Apucarana, onde se casou e tem negócios. “Apucarana voltou a ocupar seu espaço político em nível de Paraná e também a ser a Capital do Vale do Ivaí. Temos que aproveitar este bom momento de nossa história”, disse o vereador, destacando que os programas implantados pelo ex-prefeito e hoje secretário estadual da Saúde, Beto Preto, estão tendo continuidade na gestão de Junior da Femac.

Alvo de vídeo O prefeito de Apucarana, Junior da Femac (PDT), foi alvo ontem de um vídeo difamatório que viralizou nas redes sociais. A piada de mau gosto repercutiu em toda a cidade e mobilizou até a Polícia Civil, que no mesmo dia identificou uma mulher que diz ter ordenado a realização do vídeo. É preciso que todas as lacunas desta história sejam esclarecidas, a fim de que todos os detalhes possam vir à tona. Este tipo de artifício já foi inclusive utilizado no passado com intenção de causar prejuízos políticos.

Interbairros A Prefeitura de Apucarana acaba de liberar mais uma etapa do Programa Interbairros, com a pavimentação da Rua Mário Mendes Marques. “O novo trecho vai encurtar distâncias e aproximar pessoas da Vila Nova e toda região do Jardim Marissol”, informa o prefeito Junior da Femac. Ele lembra que o programa criado pelo ex-prefeito Beto Preto já garantiu dezenas de ligações em todas as regiões da cidade.

Fórum em reforma O Fórum Eleitoral de Apucarana não terá atendimento ao público nesta quinta (12) e na sexta-feira (13). Segundo a chefe do Cartório Eleitoral, Andréa Silva Milanin, o prédio estará fechado por três meses para reforma, instalação de rede de internet e nova linha telefônica. A partir do dia 16 (segunda-feira) o atendimento será feito provisoriamente numa das salas do Fórum Estadual Desembargador Clotário Portugal, das 12 às 19 horas.

Vistoriando obras O prefeito de Arapongas, Sérgio Onofre da Silva (PSC), e o vice-prefeito e secretário de Obras, Jair Milani (PP), percorreram ontem várias obras em andamento na cidade. Segundo Onofre, sempre é bom acompanhar de perto os projetos em fase de execução e verificar como estão caminhando para sua conclusão. Aliás, conforme assinala, Arapongas está executando um grande pacote de obras como nunca visto antes.
Aprovação I O prefeito de Ivaiporã, Miguel Amaral (PSL), comemora 79% de aprovação da administração municipal conforme pesquisa feita pela Prime Destaques Brasil, que ouviu 414 moradores locais entre os dias 24 e 28 de junho. Ele afirmou sentir-se honrado pelos 79% de aprovação e pela 22ª colocação no Paraná, uma vez que o Estado tem 399 municípios. 

Aprovação II “Isso demonstra confiança na administração municipal que tem realizado investimentos nas mais variadas áreas, tais como saúde, educação e mobilidade urbana”, diz Miguel Amaral. Ele frisa que os investimentos sempre contam com aprovação da Câmara. Por isso, o prefeito agradece ao presidente da Câmara, Éder Bueno, e aos demais vereadores da base José Aparecido Perez (Zé do Bar), Edivaldo Montanheri (Sabão), Sueli Gevert, Hélio Barros e Alex Papin.

Guarda Municipal O deputado estadual Delegado Jacovós (PR), acatou na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça), como relator, uma emenda do deputado Delegado Recalcatti que solicitava a inclusão da Guarda Municipal como membro do Conselho Estadual de Segurança Pública e Defesa Social. A finalidade do Conselho será de sugerir diretrizes para as políticas públicas de segurança e defesa social, com vista à prevenção e à repressão da violência e da criminalidade, acompanhar e fiscalizar as ações do Estado.

Realidade “Além da emenda ser constitucional, é imprescindível que a Guarda Municipal participe ativamente do Conselho Estadual de Segurança Pública, porque os guardas municipais conhecem a realidade do crime nas ruas e, com certeza, terá muito a acrescentar ao grupo”, afirmou o Delegado Jacovós. O projeto com a emenda acatada pelo relator deputado Jacovós segue para o plenário da Assembleia Legislativa para votação.

Vapt Vupt

Novo Itacolomi está preparando uma grande festa dos seus 29 anos no próximo final de semana.
Segundo o prefeito Moacir Andreola (PSD), uma das atrações será a dupla Teodoro e Sampaio no domingo.
No último final de semana, prefeituras organizaram desfile cívico em quase todos os municípios do Vale.
Prefeitos avaliam que o País está precisando de uma injeção de patriotismo neste momento de crise entre os poderes.