CIDADES

min de leitura - #

Bombeiros alertam para segurança ao abastecer

SÍLVIA VILARINHO APUCARANA

| Edição de 21 de maio de 2019 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O incêndio em uma bomba em um posto de combustíveis na tarde de sábado, em Apucarana, chamou atenção para as normas de segurança no abastecimento. Segundo o Corpo de Bombeiros de Apucarana, todos os estabelecimentos, antes de inaugurados, devem apresentar um projeto de prevenção de incêndio e pânico, que precisa ser aprovado pela corporação. Contudo, outras orientações de segurança nem sempre são seguidas. 

Segundo a tenente Ana Paula Inácio de Oliveira Zanlorenzzi, não se deve utilizar o aparelho celular durante o abastecimento em um posto de combustíveis, uma regra que muitas das vezes não é respeitada pelos motoristas e passageiros e pode ser fundamental para evitar um incêndio.
Outros padrões de abastecimento devem ser seguidos. “O motorista deve ter certeza de que desligou o carro antes de abastecer e não sair com o carro se a mangueira da bomba ainda estiver acoplada no veículo. Tudo isso pode gerar uma faísca e provocar um incêndio”, ressalta. 
No incidente de sábado, a suspeita é justamente que cliente do posto tenha saído com o carro sem concluir o abastecimento. “Foi um fato bem pontual, causado provavelmente pelo rompimento da mangueira. Nossa equipe chegou minutos depois do acionamento e rapidamente o fogo foi controlado. O que percebermos é que as chamas se concentraram na bomba, por sorte sem se espelhar pelo posto. Portanto, fizemos as orientações e o proprietário do estabelecimento acionou o seguro”, conta a tenente.

PLANO
Segundo a tenente, em relação aos projetos de prevenção de incêndio, todos os postos do município estão regulares. A própria liberação de alvará para abertura do estabelecimento é condicionada a apresentação e aprovação do projeto. Ela destaca que, depois do processo documental, uma vistoria in loco é feita assim que o posto abre. 
Outras fiscalizações, segundo a tenente, podem acontecer a qualquer momento. “ Existem diversas normas de segurança, de prevenção de incêndio que devem ser seguidas para que um posto seja aberto. Realizamos uma vistoria logo após a abertura do posto, mas as vistorias também acontecem de forma esporádica e quando chega alguma denúncia” explica a tenente. (SÍLVIA VILARINHO)