CIDADES

min de leitura - #

Borrazópolis leva mutirão de limpeza à zona rural

Da Redação

| Edição de 22 de fevereiro de 2017 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Retirada de entulho e lixo será feita uma vez por mês nos bairros
Uma parceria entre a comunidade e a prefeitura de Borrazópolis está levando os mutirões de limpeza para zona rural da cidade. A medida, abraçada pelo grupo de moradores ‘Borrazópolis Cidade Limpa’, realizou ontem o primeiro mutirão de conscientização e limpeza rural, que incentivou os moradores das propriedades rurais a descartar pneus, entulho, móveis e outros materiais em desuso. 

Imagem ilustrativa da imagem Borrazópolis leva mutirão de limpeza à zona rural


Segundo a secretária de Saúde, Claudionice das Dores de Melo, um caminhão caçamba e duas caminhonetes foram carregadas com material descartado. O arrastão começou na saída para o Bairro rural Santo Antônio passando pelas localidades de "Água Maringá", Paulo Kisner, Santa Terezinha e Café do Norte. A carga foi encaminhada para central de reciclagem do município para separação e destinação correta.
“Tivemos dificuldades em encaixar uma data por conta do tempo chuvoso, mas a receptividade foi bastante positiva. Tanto que essa medida será adotada todos os meses até como forma de contribuir com os moradores da área rural, que não tem o serviço de coleta de lixo na porta como os moradores da área urbana”, comenta.
Segundo a secretária, durante o arrastão uma grande quantidade de embalagens de agrotóxicos foi localizada. “Esse material não podemos levar porque exige tríplice lavagem e destinação adequada, de modo que esses agricultores foram notificados para posterior recolhimento”, comenta.
A secretária destaca que a ação contou com apoio do grupo Borrazópolis Cidade Limpa. "Borrazópolis merece ser um cidade limpa, não só no perímetro urbano, mas também na zona rural. Por isso, convocamos os produtores rurais para que separem os recicláveis e materiais como fogões velhos, metais, vidros e outros para serem recolhidos, lembrando que tudo vai para a nossa usina de recicláveis ", disse o fazendeiro Fábio Couto, um dos membros do grupo.