ESPORTES

min de leitura - #

​ Botafogo e Grêmio fazem 'aperitivo'

Gazetapress

| Edição de 13 de agosto de 2017 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Já classificados para as quartas de final da Copa Libertadores por conta dos triunfos de 2 a 0 sobre Nacional do Uruguai e de 2 a 1 sobre Godoy Cruz da Argentina, respectivamente, Botafogo e Grêmio vão se cruzar no torneio continental. Além disso, podem também disputar a grande final da Copa do Brasil se passarem das semifinais. Um aperitivo para dois dos mais eficientes times da temporada acontece neste domingo, a partir das 19h(de Brasília), quando eles se enfrentam no Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro (RJ), pela vigésima rodada do Campeonato Brasileiro.

O jogo vale muito mais para o Grêmio, vice-líder com 39 pontos, oito a menos que o Corinthians, e que sonha com o título. O Botafogo, porém, com 25 pontos, quer encostar no G-6, a zona de classificação para a Copa Libertadores.
- Vai ser mais um jogo equilibrado e complicado, pois são dois grandes times e que não querem abrir mão em nenhuima competição. O Grêmio joga o melhor futebnol do Brasil no momento, mas podemos ganhar e vamos lutar por isso - disse Jair Ventura, comandante do Botafogo.
Renato Gaúcho, técnico do Grêmio, também prevê equilíbrio.
- O Botafogo tem a vantagem neste jogo por jogar em casa, mas nós sabemos que a tendência é a de um jogo equilibrado. Espero que a nossa equipe esteja em uma boa noite e possa ganhar - disse o treinador gremista.
Os jogadores botafoguenses tentam esquecer o desgaste.
- Não vai ser dácil pois à medida que as competições vão se afunilando vamos encontrando mais dificuldades. Porém, precisamos de um bom resultado e por isso mesmo não temos que pensar no desgaste - disse o meia Marcos Vinícius.
No Botafogo o único desfalque certo é o volante Dudu Cearense, suspenso por acúmulo de cartões amarelos. Mas Jair Ventura deve mesclar a equipe por conta do clássico de quarta-feira contra o Flamengo pelas semifinais da Copa do Brasil.
O Grêmio, por sua vez, vai utilizar um time totalmente alternativo no domingo. Isto porque o time gaúcho está concentrado nas partidas das semifinais da Copa do Brasil contra o Cruzeiro. O primeiro confronto vai ocorrer nesta quarta-feira, às 21h45 (de Brasília), na Arena. As duas ausências confirmadas para o duelo contra o Botafogo são os volantes Arthur e Maicon. Os dois jogadores receberam o terceiro cartão amarelo na última rodada e cumprem suspensão. Durante os treinamentos da semana, muitos garotos foram utilizados, assim os jovens Jean Pyerre, Pepê, Conrado e Patrick devem ser relacionados.
Sobre a escalação do time, o treinador gremista faz suspense e não revela a escalação, mas já adiantou que vai entrar em campo com o time reserva.
- Nós estamos numa fase de mata-mata da Copa do Brasil e da Libertadores, que o caminho mais próximo de chegar num título. Então, é lógico que as nossas atenções vão estar mais viradas para estes competições. Não vamos deixar o Campeonato Brasileiro de lado, mas vamos jogar com uma equipe totalmente diferente nesses próximos jogos do Brasileirão, justamente para preservarmos uma equipe mais forte para essas competições. Porque é impossível jogar todas as competições com uma mesma equipe. Quem muito quer, nada tem -, destacou.
As duas equipes já se enfrentaram pela estreia no Campeonato Brasileiro, na Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS), e naquela ocasião os gremistas ganharam por 2 a 0 em noite de Ramiro, autor de dois gols.
FICHA TÉCNICA
BOTAFOGO-RJ X GRÊMIO-RS

Local: Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 13 de agosto de 2017 (Domingo)
Horário: 19h(de Brasília)
Árbitro: Wagner Reway (Fifa-MT)
Assistentes: Eduardo Goncalves da Cruz (MS) e Fabio Rodrigo Rubinho (MT)
BOTAFOGO: Jéfferson, Arnaldo, Emerson Silva, Marcelo e Gilson; Rodrigo Lindoso, Bruno Silva, Leonardo Valencia e Marcos Vinícius; Guilherme e Brenner
Técnico: Jair Ventura
GRÊMIO: Paulo Victor; Leonardo (Edílson), Bressan, Bruno Rodrigo e Marcelo Oliveira; Jailson, Michel, Léo Moura, Lincoln e Fernandinho; Everton
Técnico: Renato Gaúcho