COLUNAS

min de leitura - #

Cadernos ecológicos

Editoria de Política

| Edição de 09 de fevereiro de 2018 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Já está repercutindo na mídia a qualidade do material escolar ofertado pela Autarquia Municipal de Educação (AME), em Apucarana. Nesta semana, o ex-secretário de Estado do Planejamento e ex-prefeito de Maringá, Sílvio Barros, em entrevista na Rádio CBN, disse que Apucarana dá seguidos exemplos na educação com o prefeito Beto Preto (PSD). “Todos os alunos do ensino básico estão recebendo cadernos ecológicos, que têm capas produzidas com material reciclável. Para a produção de cada caderno são utilizadas três garrafas pet, que deixam de ir para lixões ou aterros sanitários”, comentou Sílvio Barros, recomendando que o exemplo de Apucarana, com a gestão Beto Preto, seja seguido por mais municípios. 

Dias intensos Depois de nove dias como prefeito em exercício de Apucarana, o engenheiro civil Júnior da Femac devolve o cargo neste sábado ao titular, o médico Beto Preto. A interinidade foi intensa para o vice-prefeito, que inaugurou um CMEI e uma escola, vistoriou obras e serviços e mostrou os avanços de Apucarana com programas modelo tais como o Terra Forte e o novo Plano Diretor.

Talentos O Festival “Talentos da Nossa Terra” começa na noite de hoje e prossegue neste domingo, no estacionamento do Ginásio de Esportes Lagoão. Trata-se de uma iniciativa da Prefeitura de Apucarana e da Promatur, que busca incentivar bandas, duplas e cantores de Apucarana e região, abrindo espaço para que possam mostrar o seu talento. A ideia do evento foi do prefeito Beto Preto. 

Novo horário I A Câmara de Apucarana aprovou ontem, em terceira e última votação, projeto de resolução da Mesa Executiva que muda das 20 horas para as 16 horas, o horário das sessões ordinárias realizadas às segundas-feiras. Votaram contra a mudança os vereadores Gentil Pereira (PV), Professor Edson (PPS) e Rodolfo Mota (PSD).

Novo horário II O vereador Lucas Leugi (Rede), que também é contra a mudança do horário da sessão ordinária da Câmara de Apucarana, não esteve presente na sessão de ontem, por isso o placar ficou em 6 votos a 3 a favor da mudança. Para a maioria dos vereadores, as sessões à tarde atraem mais pessoas do que no período da noite.

Só na quarta O presidente da Câmara de Apucarana, vereador Mauro Bertoli (DEM), anunciou ontem que a próxima sessão ordinária, que aconteceria na segunda-feira, foi transferida para a quarta-feira de cinzas, às 16 horas, em função do feriado de carnaval. Na segunda-feira não haverá expediente nas repartições públicas.
Pulso firme Assim como prometeu em entrevista à Tribuna do Norte, o presidente da Câmara de Apucarana, Mauro Bertoli, conduziu os trabalhos do Legislativo com pulso firme durante as sessões realizadas nesta semana. Apesar disso, ele tem dado  muita liberdade aos vereadores nos apartes e questão de ordem ou nos discursos.

Pedido negado O ministro Luiz Edson Fachin, do STF, negou pedido da defesa do ex-presidente Lula (PT) para evitar a sua prisão. Fachin submeteu a decisão final sobre o caso ao plenário do STF, formado por ele e outros dez ministros. Em nota, a defesa de Lula disse esperar que a ação seja pautada “o mais breve possível, a exemplo da rapidez da decisão tomada pelo próprio Ministro Fachin”.

Condenado Em janeiro, Lula foi condenado a 12 anos e 1 mês em regime semiaberto pelo Tribunal Regional Federal da Quarta Região (TRF-4), em um processo da Lava Jato. A pena deverá ser cumprida quando não couber mais recurso na 2ª instância da Justiça. Mas a defesa apresentou habeas corpus ao STF pedindo que o ex-presidente não seja preso até o processo transitar em julgado.

Cansado I A presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministra Cármen Lúcia, declarou nesta sexta-feira que o brasileiro está “cansado da ineficiência” e que o Judiciário tem “débito enorme com a sociedade”. A fala da presidente do STF ocorreu na segunda visita dela a Goiás no período de um mês para discutir questões relacionadas ao sistema prisional.

Cansado II “O cidadão brasileiro está cansado da ineficiência de nós todos, inclusive nós do Poder Judiciário, que por mais que tentemos, e tenho certeza estamos tentando, claro, temos sempre um débito enorme com a sociedade. Esperamos que a gente dê uma resposta a isso. Acho que neste momento é o que estamos tentando demonstrar”, afirmou a presidente do STF.

Vapt Vupt

Prefeituras do Vale do Ivaí promoveram encontros de professores durante toda esta semana.         
Municípios se prepararam para o novo ano letivo que deverá ser incrementado após o carnaval.         
Alguns prefeitos investiram em novos ônibus para o transporte de alunos às escolas e faculdades.           
Câmaras de Vereadores de toda a região voltaram a todo vapor nesta semana após o recesso.