CIDADES

min de leitura - #

Café Qualidade certifica produtora de Apucarana

DA REDAÇÃO

| Edição de 13 de julho de 2021 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

A cafeicultora apucaranense Solange Aparecida Araújo apresentou ontem ao prefeito Júnior da Femac a certificação conquistada junto ao 18º Concurso Café Qualidade Paraná - Safra 2019/2020. Em um universo de 250 amostras, a produção da cafeicultora do Distrito de Pirapó foi premiada em quarto lugar na categoria “Café Natural”, sendo a única da região Norte do Estado. 

Acompanhada do gerente da Regional Apucarana do IAPAR/EMATER, Marco Antônio Casini Sanchez, Solange relatou que cultiva 4 mil pés da espécie IPR 107 em uma propriedade rural familiar, sendo que parte do que produz é exportada para a Austrália. “Trabalhar com o café requer muita dedicação. É uma satisfação representar os produtores locais em uma competição tão importante e obter uma classificação de quarto lugar, sendo a única da região Norte”, afirmou a produtora, que fez questão de apresentar pessoalmente a certificação e repassar uma amostra do café premiado ao prefeito Júnior da Femac.
Lembrando que a cafeicultura faz parte da raiz econômica da cidade e Vale do Ivaí, Júnior enalteceu a conquista. “Não é por acaso que a bandeira de Apucarana possui dois ramos de café. O “ouro verde” sempre foi um orgulho para todos os apucaranenses e esta premiação comprova mais uma vez não só a importância da cafeicultura, mas a qualidade do que é produzido por nossos produtores”, parabenizou o prefeito.
O gerente Regional do IDR, Marcos Sanchez, afirma que Apucarana detém 1.560 hectares de café. “A Solange tem colocado em prática as orientações e o resultado está refletido na premiação”, disse, frisando que o objetivo da premiação é valorizar o cafeicultor e promover a bebida paranaense, uma das melhores do Brasil. “Um reconhecimento que agrega ainda mais valor ao café local”, ressaltou Sanchez.