CIDADES

min de leitura - #

Caixas-pretas são encontradas ilesas

Da Redação

| Edição de 30 de novembro de 2016 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

A Agência de Aeronáutica Civil, ligada ao Ministério dos Transportes da Colômbia, declarou, no começo da noite de ontem, que encontrou as duas caixas-pretas do avião. Os materiais foram encontrados em perfeito estado e devem ajudar a desvendar o que aconteceu.

A aeronave Avro RJ85, de fabricação inglesa, da Lamia Bolívia estava em seu segundo voo do dia. Na primeira viagem, fez o trecho curto de cerca de 40 minutos, entre Cochabamba e Santa Cruz de la Sierra, ambas na Bolívia.

O segundo trecho, partindo de Santa Cruz, teria como destino a cidade de Medellín, na Colômbia, numa distância de cerca de 2.960 km. A mesma aeronave já havia sido utilizada para voos fretados da Chapecoense. A aeronave tinha 17 anos e 8 meses e há três anos ela era utilizada pela companhia aérea boliviana.

O último sinal da aeronave captado por receptores amadores foi às 2h55 na hora local. O avião estava viajando a 142 nós. Segundo o consultor em aviação Lito Sousa, ainda é cedo para dizer causas da queda do avião, mas a aeronave estava em velocidade baixa.

Ontem havia muita especulação a respeito do que pode ter causado o acidente. O que se sabe é que Comitê de Operação de Emergência (COE) informou que a aeronave se declarou em emergência por falha técnica às 22h (local) entre as cidades de Ceja e La Unión. Aparentemente, segundo o COE, o alerta teria como origem falhas elétricas.

Sabe-se, ainda, que instantes antes da queda da aeronave Avro RJ85, um Airbus da Viva Colômbia havia declarado emergência em seu voo e solicitado para a torre de Medellín a prioridade para descer. O Airbus pousou com segurança, mas obrigou o Abro RJ85 a manobrar em círculos para esperar autorização.

No meio da aviação, especulava-se se a capacidade de combustível da aeronave era insuficiente para cumprir o trajeto entre Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia, e Medellín, na Colômbia. Informações ainda preliminares apontavam que os tanques de combustível da aeronave dão conta para uma viagem entre as duas cidades sem muita folga. Ou seja, é possível que a aeronave tenha tido problemas com a quantidade de combustível.