CIDADES

min de leitura - #

Califórnia cresce com novos loteamentos

Edison Costa

| Edição de 14 de julho de 2019 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O município de Califórnia vem experimentando um crescimento significativo nos últimos anos no setor de construção civil. O número de loteamentos e de residências construídas, a maioria delas inclusive de alto padrão, vem aumentando a cada ano.

De acordo com informações da Secretaria Municipal de Habitação e do Departamento Municipal de Tributação, desde 2012 já foi aprovada a implantação de nove loteamentos particulares no entorno da área urbana, incrementados pelas construtoras dentro do Programa Minha Casa Minha Vida e outros tipos de financiamentos da Caixa Econômica Federal e do Banco do Brasil. Dentro deste período já foram construídas ou estão em final de construção 656 residências, conforme alvarás de licença liberados pela Prefeitura.
Segundo o secretário municipal de Habitação, Denis Watanabe, o crescimento habitacional não para em Califórnia. As construtoras têm aprovado em média dez projetos de edificações por mês para interessados em adquirir sua casa própria. A área de maior crescimento é a da região leste da cidade, na saída para o bairro rural Figueirinha.
Além disso, outros dois conjuntos de casas populares através de programas habitacionais específicos dos governos federal e estadual já foram construídos, um com 115 casas e outro com 88 unidades, ambos já entregues às famílias.
A Prefeitura também está dividindo um terreno do município para construção de casas. São 68 lotes para vendas através de leilão a pessoas interessadas. Parte deste terreno também está sendo reservada para construção de 35 unidades pelo projeto Zona Especial de Interesse Social bancado do próprio Município. As casas serão destinadas a famílias de baixa renda, que realmente necessitem de moradias. Os mutuários vão pagar apenas o custo da obra.

HABITANTES
O prefeito Paulo Wilson Mendes (PP), o Paulinho Moisés, vê dois motivos para o incremento na construção de casas em Califórnia. Segundo ele, primeiro porque há muitos anos não se constrói um conjunto habitacional para atender à grande demanda da cidade. Conforme assinala, hoje existe uma lista de espera de 1.480 pessoas interessadas em ter sua casa própria em Califórnia. E muitos estão buscando financiamentos através das construtoras para levantar sua residência.
O segundo motivo, segundo o prefeito, é porque muita gente considera Califórnia um lugar bom para se morar, pela sua localização estratégica na Rodovia do Café, bem perto de Apucarana, que é um grande centro comercial e empresarial do Vale do Ivaí. “Muita gente daqui trabalha em Apucarana e outras cidades da região, mas prefere continuar morando em Califórnia”, assinala.
Além disso, de acordo com o prefeito, muitas pessoas de fora estão migrando para Califórnia por ser uma cidade pequena, tranquila e bem localizada. “Além do aumento de residências, Califórnia também está crescendo em número de habitantes”, afirma o prefeito, salientando que nas escolas municipais e estaduais e nas creches há muitos alunos que não eram de Califórnia. O mesmo tem ocorrido com aumento de fichas nos postos de saúde.
“Eu acredito que o município de Califórnia já tem mais de 10 mil habitantes e isso deverá ser comprovado em 2020 no próximo Censo do IBGE”, declara. Última estimativa do órgão, feita em 2018, aponta uma população de 8,5 mil habitantes.