COLUNAS

min de leitura - #

Calote nos bombeiros

Editoria de Política

| Edição de 02 de outubro de 2019 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

 
“Alguns que sentaram nesta cadeira foram irresponsáveis e deram calote até no Corpo de Bombeiros”. A frase foi dita ontem pelo prefeito Junior da Femac (PDT), ao autorizar a ordem de serviço para o início das obras de reforma e ampliação do quartel central do Corpo de Bombeiros de Apucarana. Ele lembrou que, quando o ex-prefeito Beto Preto (PSD) assumiu o cargo, recebeu de herança uma dívida de R$ 600 mil. “O dinheiro do Funrebom que, obrigatoriamente, deveria ser repassado aos bombeiros, foi gasto com outras despesas”, citou Junior, assinalando que o ex-comandante dos bombeiros Hemerson Saqueta é testemunha disso.

Novos tempos O empresário e engenheiro Alberto de Souza, da Construtora Atrion, disse ontem à imprensa que a empresa londrinense decidiu participar de licitações em Apucarana, devido à fama de boa pagadora da prefeitura local. “Tivemos boas referências em relação aos atuais gestores do município, vencemos uma licitação e estamos começando a trabalhar em Apucarana”, afirmou Alberto de Souza, da Atrion, que será responsável pelas obras de melhorias do quartel dos bombeiros. 

Na UEL A secretária da Mulher e Assuntos da família de Apucarana, Denise Canesin, irá ministrar palestra nesta quinta feira na Universidade Estadual de Londrina (UEL). O tema é a Economia Solidária e Protagonismo Feminino, projeto que já foi premiado em âmbito estadual e que vem agregando centenas de mulheres em atividades produtivas e viabilizando o incremento da renda familiar em Apucarana. 

Festa do Café O distrito de Pirapó sedia na quinta, sexta e sábado desta semana a 15ª Festa do Café. A Prefeitura de Apucarana participa da realização do evento, que neste ano terá três atrações musicais: Loubet, Juliano Cézar e Trio Bravana. O prefeito Junior da Femac está convidando toda a região para prestigiar a tradicional festa criada pelos cafeicultores de Pirapó. 

Candidato próprio O Partido dos Trabalhadores (PT), de Jardim Alegre, esteve reunido no final de semana e definiu que terá candidatura própria para prefeito nas eleições do próximo ano. Na oportunidade, também foi apresentado o novo diretório municipal, escolhido no último dia 8 na convenção municipal que também reelegeu consensualmente Carlos Alberto de Azevedo ao cargo de presidente. 

Nome cogitado Segundo o presidente do PT de Jardim Alegre, Carlos Alberto de Azevedo, o ex-secretário de administração municipal Josias Gonçalves é um dos nomes do partido que pode ser o candidato a prefeito nas eleições do ano que vem. “O Josias já vem na caminhada há um longo tempo, e tem larga experiência na administração pública de Jardim Alegre”, afirma. O partido deverá ter chapa completa de candidatos a vereador.

Ataque O sistema da prefeitura de Cambira sofreu, no último final de semana, uma tentativa de ataque do de um vírus que sequestra os dados do disco rígido e pediu um resgate para liberação no valor de 1.500 dólares. Segundo o prefeito Emerson Toledo (PROS), o Departamento de TI fez uma força tarefa e conseguiu recuperar os dados que estão sendo inseridos no servidor da rede. A prefeitura fez um boletim de ocorrência na polícia.

Parecer do Jacovós A Comissão de Finanças e Tributação da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) aprovou anteontem projeto de iniciativa do Poder Executivo, que institui o Fundo Estadual de Combate à Corrupção (Funcor/PR). O parecer ao projeto foi assinado pelo deputado Delegado Jacovós (PL). O Fundo é destinado a prevenir, fiscalizar e reprimir atos ilícitos de servidores públicos ou de pessoas jurídicas implicadas em ações previstas na Lei Federal Lei Anticorrupção.

Microcefalia O deputado federal paranaense Diego Garcia (Podemos) foi eleito presidente da Comissão Mista da Medida Provisória que concede pensão a crianças com microcefalia decorrente do Zika Vírus. A proposta, enviada ao Congresso pelo presidente Jair Bolsonaro (PSL), institui pensão mensal, vitalícia e intransferível, no valor de um salário mínimo, para crianças nascidas entre 1º de janeiro de 2015 e 31 de dezembro de 2018, assistidas pelo Benefício de Prestação Continuada (BPC). 

Vapt Vupt

Algumas câmaras de vereadores da região já estão num clima pré-eleitoral, que deve esquentar em 2020.
Muitos vereadores pretendem disputar a reeleição e outros tencionam concorrer a prefeito.      
Alguns deputados estaduais e federais já estão percorrendo municípios do Vale do Ivaí para apoio a pré-candidatos.            
Além do apoio, prefeitos também pedem liberação de recursos de emendas parlamentares.