COLUNAS

min de leitura - #

Cãmara antecipa 13° em Ivaiporã

Da redação

| Edição de 17 de junho de 2021 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Diante das muitas dificuldades que estão sendo enfrentadas neste momento de pandemia, a presidente da Câmara Municipal de Ivaiporã, Gertrudes Bernady (MDB), anunciou nesta semana que o pagamento da 1° parcela do 13° salário dos servidores do Legislativo será efetuado dia 25 de Junho junto com pagamento do mês. O anúncio foi feito junto com o contador Tércius Gomes Pereira Neto (foto). Gertrudes ressalta que, junto com os vereadores, vem fazendo um trabalho de economia na Câmara e que se sente feliz em estar com as contas em dia, pagando os salários e devolvendo sobras para o Executivo executar os projetos de pavimentação com pedras irregulares nos bairros.

Apucarana ‘mais verde’ 

O serviço de coleta de inservíveis, como descarte de móveis, eletrodomésticos e outros objetos, segue funcionando com veículo e equipe de trabalho próprios da Secretaria de Serviços Urbanos. O telefone para recolher os materiais é o 3427-8431. A coleta de inservíveis foi criada pela prefeitura dentro do conjunto de ações do Programa Apucarana Mais Verde, instituído pelo prefeito Junior da Femac (PSD). Nele também estão inclusos o reflorestamento de diversas áreas, o recolhimento de pneus e o descarte de retalhos e linhas do polo de vestuário e confecções de Apucarana. O prefeito Junior da Femac observa que todos os serviços são mantidos sem custos para domicílios residenciais, comerciais e industriais.

Recurso para Jandaia
O prefeito de Jandaia do Sul, Lauro Junior (PSL), recebeu nesta semana do chefe do Núcleo Regional da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab) de Apucarana, Antonio Biral, um recurso no valor de R$ 1,2 milhão para calçamento com pedras irregulares da Estrada Velha para Marumbi. “Agradeço ao Governo do Estado do Paraná, através do governador Ratinho Junior e do secretário da Agricultura, Norberto Ortigara, pelo empenho na liberação do recurso”, diz prefeito Lauro Junior. Segundo ele, a pavimentação deste trecho será uma importante ligação alternativa das cidades de Jandaia do Sul e Marumbi.
Veto à licença-prêmio
A seccional da Ordem dos Advogados do Brasil no Paraná (OAB/PR) enviou ontem ofício ao governador Ratinho Júnior (PSD) pedindo que ele vete pontos do Projeto de Lei 874/2019 que criam licença-prêmio e estabelecem outras vantagens adicionais para os servidores do Ministério Público do Estado (MP/PR). A proposta foi aprovada anteontem em segundo turno, pela Assembleia Legislativa. 
“A Ordem dos Advogados do Brasil, seccional do Paraná, entende que há inconstitucionalidades no referido projeto, quando se cria benefícios e gratificações e licenças em plena pandemia, ofendendo diretamente os termos do artigo 8º da Lei Complementar 173/2020”, diz o texto.

Witzel abandona CPI
Após apontar o governo Bolsonaro como responsável pelas mais de 490 mil mortes na pandemia, se defender das acusações que levaram ao seu impeachment, bater boca com o senador Flávio Bolsonaro e prometer revelar fatos “gravíssimos” em sessão sigilosa, o ex-governador do Rio, Wilson Witzel, encerrou seu depoimento à CPI da Covid ontem. Ainda restavam 12 senadores inscritos para interrogar o governador cassado, mas, protegido por uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), Witzel, resolveu encerrar sua oitiva e foi embora. Witzel se comprometeu a repassar mais informações à CPI, desde que possa depor de forma sigilosa.