POLÍTICA

min de leitura - #

Câmara de Apucarana adere ao Parlamento Jovem

Editoria de Política

| Edição de 11 de março de 2018 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O presidente da Câmara de Apucarana, vereador Mauro Bertoli (DEM), assinou na sexta-feira o Termo de Adesão ao projeto Parlamento Jovem edição 2018. A solenidade contou com a presença da vereadora Márcia Regina da Silva Sousa (PSD), autora da Resolução nº 01/2017 que dispõe sobre a criação do Parlamento Municipal Jovem, e diretores das instituições que irão participar neste ano das atividades. Os colégios estaduais convidados foram Osmar Guaracy Freire, Padre José de Anchieta e Polivalente.

Imagem ilustrativa da imagem Câmara de Apucarana adere ao Parlamento Jovem


O projeto Parlamento Jovem tem como objetivo possibilitar aos alunos de escolas públicas e particulares a vivência do processo democrático mediante participação em uma jornada parlamentar na Câmara de Vereadores, com diplomação e exercício de mandato. O Parlamento Jovem será composto por um Parlamento Juvenil, constituído pelos 5º anos do ensino fundamental aos 2º anos do ensino médio, todos de Apucarana, devidamente matriculados na rede Privada ou Pública e no ensino técnico integrado ao médio, escolhidos em processo eleitoral, realizado sob a responsabilidade das entidades estudantis atuantes no Município.
“Temos um excelente projeto sendo colocado em prática na nossa cidade. O Parlamento Jovem é a esperança do jovem ingressar e se interessar mais pela política, de construirmos uma sociedade justa e igualitária”, afirmou Bertoli. 
A vereadora Márcia Sousa explicou que o “Parlamento Jovem” segue um cronograma do TRE, iniciando pelo treinamento dos professores no Fórum Eleitoral. Depois os alunos vão se candidatar, representando cinco partidos e os estudantes vão escolher os “vereadores” que irão participar das sessões do parlamento.