OPINIÃO

min de leitura - #

Câmara de Apucarana presta contas de maio

Da Redação

| Edição de 08 de junho de 2021 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

No início da sessão ordinária de ontem, a Mesa Executiva da Câmara de Apucarana fez uma prestação de contas do Legislativo Municipal, referente ao exercício financeiro do mês de maio. O relatório foi apresentado pelo presidente da Comissão de Finanças, Economia e Orçamento, vereador Marcos da Vila Reis (PSD). O resultado mostra que a Câmara fechou o mês de maio com um saldo de R$ 466,5 mil em caixa. O presidente da Câmara, Franciley Preto Godói Poim (PSD), destaca que a economia que vem sendo feita é fruto do empenho de todos os vereadores e de todos os servidores da Casa de Leis no sentido de zelar bem do dinheiro público.

Vacinação por idade 
Apucarana retoma nesta terça-feira (8) a vacinação por idade, a partir dos 59 anos em escala decrescente. A liberação por parte do Ministério da Saúde foi insistentemente reivindicada pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP). A luta foi encampada pelo prefeito de Apucarana, Junior da Femac (PSD), ao lado do prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro (DEM), que em reunião nacional da entidade reforçaram a necessidade de adoção desta estratégia. “Com o recebimento de lotes periódicos do Ministério da saúde e o repasse feito pela Secretaria de Estado da Saúde, poderemos avançar na imunização da população”, comemora o prefeito de Apucarana. 

Crescimento da região sul
A partir da implantação da nova Avenida Cristiano Kussmaul, interligando a cidade com o Contorno Sul, a valorização e tendência de crescimento da região começam a aparecer. O projeto da via perimetral começou com o ex-prefeito Beto Preto e agora teve continuidade com o prefeito Junior da Femac, com a modernização e alargamento da via até a Avenida Governador Roberto da Silveira. A partir de agora, com a nova rotatória do Jaboti e abertura de uma avenida e outras ruas, ligando a região com o Interlagos, irão surgir novos loteamentos e um condomínio horizontal. “A região será um novo vetor de crescimento habitacional e comercial em Apucarana”, avalia Junior da Femac. 
Aliança para eleições de 2022
O governador Ratinho Júnior (PSD) se reuniu ontem com o deputado federal Ricardo Barros (PP) para discutir a possibilidade de aliança entre os dois partidos para o governo do Estado em 2022. Além de Barros – que é líder do governo Bolsonaro - participaram da reunião a ex-governadora Cida Borghetti (PP), e a deputada estadual Maria Victória, presidente do PP do Paraná. Segundo o PP, a aliança entre os dois partidos é vista como natural, uma vez que ela ocorreu em vários municípios em 2020. E há consenso entre as duas siglas de que o clima de estabilidade política alcançado pelo Paraná deve ser priorizado em torno de uma aliança que seja melhor para o Estado.

Gás com preço menor
A Assembleia Legislativa do Paraná aprovou ontem proposta que pode reduzir o preço do gás de cozinha em até 20%. Projeto de lei assinado pelos deputados Ademar Traiano (PSDB), Delegado Francischini (PSL) e Hussein Bakri (PSD), que permite ao consumidor efetuar a compra do gás de cozinha de qualquer marca, independente daquela estampada no botijão, passou em primeiro turno. O texto estabelece que o titular da marca inscrita em vasilhame não poderá impedir a livre circulação do produto ou reutilização do recipiente, ainda que por empresa concorrente, ou criar, por meio de marca, vínculo artificial com o consumidor.

FISCALIZAÇÃO Alguns prefeitos do Vale do Ivaí estão seguindo apenas as medidas restritivas contra a Covid impostas por decreto estadual. No entanto, estão apetando o cerco na fiscalização.
VACINAÇÃO Levantamento feito pelo Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) aponta que apenas 30% das prefeituras do Paraná atendem aos critérios de transparência no processo de vacinação contra a Covid-19.
EMENDA O deputado federal Ênio Verri (PT) liberou uma emenda no valor de R$ 238 mil para Borrazópolis. O recurso será utilizado pela Prefeitura na compra de uma retroescavadeira, conforme pedido feito pelo Município.
NOVA ELEIÇÃO No próximo domingo haverá nova eleição para prefeito e vice em Nova Prata do Iguaçu, município do Sudoeste do Paraná. O motivo é que o prefeito eleito Ari Gallert (PTB) teve a candidatura impugnada pela Justiça Eleitoral.