CIDADES

min de leitura - #

Câmara de Ivaiporã homenageia delegado

Da Redação

| Edição de 09 de junho de 2021 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O delegado de Polícia Aldair da Silva Oliveira, recebeu Moção de Aplauso, nesta segunda-feira, na Câmara Municipal de Ivaiporã. 
A entrega da moção foi motivada pelos relevantes serviços prestado à segurança pública de Ivaiporã, durante o período que esteve no comando da 54ª Delegacia Regional da Polícia Civil (54ª DRP). Nesta semana Aldair assumiu a Delegacia de Marialva. No lugar dele, na 54ª DRP, assume a delegada Magda Hofsttaeter, que será a primeira delegada titular da Polícia Civil de Ivaiporã. Aldair agradeceu a homenagem proposta pela presidente da Câmara, vereadora Gertrudes Bernardy (MDB), e aprovada pelos demais membros do Legislativo. Ele também destacou o apoio recebido de toda a comunidade.

Beto Preto presta contas 
Os investimentos da Secretaria de Estado da Saúde no primeiro quadrimestre de 2021 serão apresentados, de forma remota, nesta quarta-feira na Assembleia Legislativa do Paraná pelo secretário Beto Preto. A audiência proposta pela Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa, presidida pelo deputado Dr. Batista (DEM), acontece a partir das 8h30 de forma remota e poderá ser acompanhada através da TV Assembleia, site e redes sociais do Legislativo. A prestação de contas do secretário de Estado perante a Assembleia Legislativa está estabelecida no artigo 36 da Lei Complementar Federal 141, de janeiro de 2012.

Golpe do patrocínio
O prefeito de Borrazópolis, Dalton Fernandes Moreira (PDT), registrou queixa na polícia civil denunciando que golpistas estão utilizando indevidamente seu nome pedindo dinheiro para patrocínio de uniformes esportivos. O prefeito informa que não autorizou ninguém a pedir dinheiro em seu nome para este tipo de negócio. As pessoas que forem procuradas por esses estelionatários devem comunicar a polícia imediatamente. Dalton Moreira diz ainda que já está domando todas as providências cabíveis. Além dele, também foi vítima deste tipo de estelionato, recentemente, o prefeito de Cambira, Emerson Toledo Pires (MDB), que denunciou o caso à polícia.
Aumento recorde de FPM
Prefeituras recebem nesta quinta-feira (10) o primeiro repasse de junho do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). O aumento é recorde e histórico, chegando a 123,66% maior em relação a igual período do ano passado, sem levar em conta a inflação. Mesmo com os efeitos inflacionários o fundo é maior em 109%. O acumulado do ano é de 31%. A área técnica da Confederação Nacional de Municípios (CNM) suspeita que esta elevação de 31% de janeiro para cá seja por conta da maior compensação de débitos do IR (Imposto de Renda) e IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) advindos principalmente de ações judiciais movidas pela Receita Federal.

Denúncia contra prefeito
O Ministério Público do Paraná, por meio da Promotoria Eleitoral de Goioerê, ofereceu denúncia por crime eleitoral contra o atual prefeito Roberto dos Reis de Lima (PSD), o Betinho Lima. Apresentada ao Juízo da 92ª Zona Eleitoral, a denúncia aponta possível crime cometido durante a campanha as eleições de 2020. O então candidato teria comprado e distribuído 200 cestas básicas, ao custo total de R$ 104.850,00, como forma de induzir o voto de eleitores (cometendo o crime chamado de “compra de votos”). Ele também não declarou a despesa na prestação de contas de sua campanha. Além da perda de mandato, pena podem chegar a sete anos de prisão.

BUEIROS O Prefeito de Jandaia do Sul, Lauro Junior (PSL), tem acompanhado o trabalho de limpeza de bueiros e galerias pluviais que vem sendo feito pela sua equipe. A meta é deixar todas as ruas em condições de escoamento da água das chuvas.
TRANSPARÊNCIA O Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) está exigindo das prefeituras transparência total em todos os setores da administração municipal. Qual irregularidade poderá resultar em multa e até condenação por improbidade administrativa.
FICHA SUJA O TCE-PR, aliás, já está preparando nova lista de gestores públicos municipais e estaduais que tenham pendências relativas à prestação de contas e, por isso, podem ficar inelegíveis nas eleições gerais de 2022.
NAS URNAS Eleitores de cinco municípios do País - Sidrolândia (MS), Nova Prata do Iguaçu (PR), Petrolândia (SC), Campestre (MG) e Espera Feliz (MG) - voltarão às urnas neste dia 13 de junho (domingo) para eleger novos prefeitos e vice-prefeitos.