POLÍTICA

min de leitura - #

Câmara lança livro editado por Alex Canziani

Editoria de Política

| Edição de 09 de julho de 2019 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

A Câmara dos Deputados lança hoje o livro “Financiamento da educação superior no Brasil: impasses e perspectivas”. O ex-deputado Alex Canziani (PTB) foi o relator desse estudo, elaborado pelo Centro de Estudos e Debates Estratégicos da Câmara. O evento será às 19hs, no salão nobre. Entre os principais pontos, a publicação destaca a necessidade de investimentos em educação frente à crescente queda de arrecadação.
“No âmbito federal, a limitação ao crescimento real dos orçamentos das instituições federais de educação superior, acentuada pela elevação progressiva das respectivas despesas obrigatórias, tende a comprometer, em breve prazo, o funcionamento dessas instituições, reduzindo a capacidade de investimento e até mesmo de realização de despesas de custeio”, avalia o livro. Além disso, o estudo apresenta outras contradições do atual modelo, como a gratuidade do ensino público.
O ensino público é gratuito para os alunos, independentemente da condição econômica. “Para os que se matriculam nas instituições particulares (75% do total de estudantes da graduação), cujo perfil socioeconômico é muito semelhante ao observado nos alunos das públicas, há gratuidade com bolsas para uma minoria e empréstimo. Por outro lado, o volume de recursos públicos destinados à rede pública é quase seis vezes maior que o destinado a apoiar o financiamento de estudantes na rede particular”, afirma. A deputada Luísa Canziani (PTB-PR) apresentou uma PEC dá autonomia de gastos às universidades dos recursos próprios.