COLUNAS

min de leitura - #

Camiseta liberada

Editoria de Política

| Edição de 06 de outubro de 2018 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Por unanimidade, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu ontem orientar a Justiça Eleitoral a liberar o uso de camisetas de candidatos pelos eleitores nos locais de votação neste domingo, primeiro turno das eleições. Conforme a decisão, o eleitor poderá usar camiseta com nome de seu candidato preferido, mas como forma de manifestação individual, sem fazer propaganda eleitoral a favor dele. De acordo com a lei eleitoral, está proibida a aglomeração de pessoas com vestuário padronizado, além de manifestações coletivas e ruidosas e qualquer tipo de abordagem, aliciamento ou persuasão de eleitores. A camiseta não pode ser distribuída pelo candidato. A questão foi decidida a partir de um questionamento do Ministério Público Eleitoral (MPE) diante de divergências criadas na atuação de promotores eleitorais em todo País, responsáveis pela fiscalização de propaganda eleitoral irregular.

Caminhada I Neste sábado, véspera de eleição, o prefeito de Apucarana, Beto Preto (PSD), junto com seu vice Júnior da Femac (PDT), e um grande número de correligionários se mobilizam em um último evento de campanha eleitoral. Será uma caminhada pelo Núcleo João Paulo I, para conversar com as pessoas. O Núcleo João Paulo é um dos bairros mais populosos de Apucarana.

Caminhada II Na caminhada, Beto Preto e comitiva vão pedir votos para Ratinho Junior (PSD) ao Governo do Paraná; Oriovisto (Podemos) a senador; Arilson Chiorato (PT) a deputado estadual; e Sérgio Souza (MDB) para deputado federal. Arilson, que é morador do Núcleo Afonso Camargo, estará presente na caminhada, com sua esposa, a professora Jane, e seu filho Benício. O candidato faz campanha em 100 cidades. 

Em campanha O presidente da Câmara de Vereadores de Apucarana, Mauro Bertoli (DEM), intensificou nos últimos dias a campanha em favor dos candidatos a deputado federal, Sérgio Souza (MDB), e estadual Tiago Amaral (PSB). Também estão na campanha os vereadores Luciano Molina (Rede) e José Airton Deco de Araújo (PR). Eles esperam por resultados positivos.

Visitas Nos últimos dias, Bertoli, Molina e Deco visitaram diversas empresas de Apucarana, assim como entidades, promoveram reuniões nos bairros e visitaram casa por casa em determinados bairros. O trabalho de campanha tem sido feito principalmente nas primeiras horas da manhã, no final da tarde e à noite. Mesmo procedimento tem feito em toda a cidade o prefeito Beto Preto.

Com Bolsonaro I O presidenciável Jair Bolsonaro (PSL) declarou ontem apoio ao candidato ao Senado pelo Paraná Alex Canziani (PTB). Segundo ele, Canziani “é um homem realmente voltado pela educação e sempre nos apoiou em todas as propostas dentro da Câmara dos Deputados”. Bolsonaro gravou um vídeo de 50 segundos manifestando apoio ao petebista.

Com Bolsonar II Ao saber da declaração do candidato a presidente, Alex Canziani agradeceu e disse que Bolsonaro, elegendo-se presidente, poderá contar com o seu apoio: “A gente faz qualquer coisa pelo Brasil. É um grande apoio à nossa candidatura, e estamos juntos com o futuro presidente da República”, salientou Canziani, que espera conseguir uma vaga no Senado.

Prazo final  Este sábado, véspera das eleições, é o último dia para a propaganda eleitoral com alto-falantes ou amplificadores de som, que pode ser feita das 8 às 22 horas. Também neste sábado, às 22 horas, acaba o prazo para a distribuição de material gráfico e a promoção de caminhadas, carreatas, passeatas ou carros de som que transitem pela cidade divulgando jingles ou mensagens de candidato.

“Vaquinha” I O financiamento coletivo, também chamado de “vaquinha”, arrecadou R$ 11,3 milhões a candidatos nestas eleições. Por enquanto, 1.490 candidatos declararam à Justiça Eleitoral ter recebido recursos dessa forma. Dentre eles, 10 dos 13 presidenciáveis informaram ter recebido R$ 2,2 milhões por “vaquinha” eleitoral. Os dados são do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

“Vaquinha” II A arrecadação de recursos pela “vaquinha” está permitida desde 15 de maio deste ano, ainda no período pré-eleitoral. Segundo o TSE, por enquanto, 25 empresas de financiamento coletivo, habilitadas pelo órgão, coletaram o dinheiro a candidatos. O montante só foi liberado aos candidatos após a apresentação do registro de candidatura à Justiça Eleitoral.

Vapt Vupt

Cidades do Vale do Ivaí deverão estar bastante movimentadas neste sábado, véspera das eleições gerais.         
Cabos eleitorais pretendem ocupar as praças e ruas em campanha em favor dos seus candidatos.         
Há uma expectativa em Apucarana sobre quantos votos terão os candidatos a deputado do município.               
De Apucarana são doze candidatos a deputado estadual e quatro a federal.