CIDADES

min de leitura - #

Canal do Biguaçu é recuperado

Da Redação

| Edição de 05 de junho de 2020 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Com a reforma e limpeza do último trecho, foi concluída nesta semana a obra de recuperação do canal do Parque Biguaçu. O leito por onde passa o córrego, bem como as laterais, foi reformado e reconstruído. As melhorias envolveram um trecho de cerca de 600 metros de extensão, entre as ruas José Cardoso Sobrinho até a Rua Humberto Contato. 

O prefeito de Apucarana, Junior da Femac, afirma que por se tratar de um curso de água a obra foi realizada em etapas. “A cada trecho foi necessário desviar a água com tubos para que o trabalho de recuperação do fundo, bem como das laterais, pudesse ser executado”, explica Junior da Femac. 
O prefeito salienta que a recuperação do canal é uma das ações que integrou a revitalização de todo o Parque Biguaçu. “Fizemos um amplo trabalho neste espaço, envolvendo a ampliação e modernização do sistema de iluminação, pista de caminhada em concreto alisado, acessos internos, área de estacionamento, parque infantil, plantio de grama, rampas de acessibilidade, lixeiras, bancos, mesas, reforma de quiosques e agora finalizamos a recuperação do canal”, cita Junior da Femac. 
O prefeito afirma que o “Biguaçu” é um fundo de vale que foi urbanizado e transformado em parque há cerca de 40 anos. “O trabalho de recuperação do canal construído nesta época foi executado em pedra argamassada e manteve as características originais da obra”, frisa Junior da Femac, acrescentando que agora faltarão apenas alguns serviços complementares, como a implantação de uma calçada que servirá de pista de caminhada ao lado do canal e o plantio de grama. 
O prefeito lembra ainda que toda essa área verde que integra o “Biguaçu” abriga ainda o Parque São Francisco e o Parque da Bíblia, além de canchas de bocha e malha. “Tudo isso foi revitalizado para garantir mais segurança, conforto e melhor aproveitamento da área pelos apucaranenses e visitantes”, assinala Junior da Femac. (da redação)