CIDADES

min de leitura - #

Canil Municipal de Apucarana recebe van adaptada

Da Redação

| Edição de 23 de maio de 2019 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O Canil Municipal de Apucarana acaba de receber um novo veículo destinado ao recolhimento e resgate de animais, bem como para o transporte de cães e gatos castrados. O prefeito Junior da Femac fez ontem a entrega de uma van, que já pertencia à frota municipal e foi adaptada para o atendimento prestado no canil.

A partir de agora, o trabalho da equipe do canil passa a contar com duas vans para atender a demanda crescente visando o resgate e recolhimento de animais feridos, na maioria dos casos atropelados e vítimas de maus tratos. Um terceiro veículo, um Volkswagen Gol, é utilizado para averiguações de denúncias e serviços administrativos.
Diariamente, em média, são recolhidos 6 animais atropelados, um número que chega a dobrar em dias chuvosos. “A baixa visibilidade dos motoristas devido à chuva e o fato dos animais saírem correndo pela rua com medo de trovão provoca um aumento nos atropelamentos de cães e gatos”, explica o coordenador do canil municipal, Luan Rafael da Silva Santos.
Transportados para o canil pelas duas vans, os animais são socorridos e os casos mais graves encaminhados para clínicas veterinárias da cidade com o atendimento custeado pela Sociedade Protetora dos Animais de Apucarana (Soprap).
Referência estadual, o Canil Municipal de Apucarana foi visitado recentemente por representantes de mais de 20 municípios em busca de conhecimento para levar essa experiência de sucesso para suas cidades. O prefeito lembrou que, além das instalações físicas que passaram por melhorias na gestão Beto Preto, e de contar já há 3 anos com centro cirúrgico destinado a castrações, o Canil Municipal oferece alimentação de qualidade e toda medicação necessária aos animais. “Ainda realiza o serviço de socorro aos cães e gatos feridos nas ruas da cidade e recebe denúncias de maus tratos pelo WhatsApp ”, complementou Junior da Femac.