COLUNAS

min de leitura - #

Canteiro de obras

Editoria de Política

| Edição de 19 de fevereiro de 2020 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.


Muitos apucaranenses podem não perceber, mas a cidade vive hoje um canteiro de obras. Segundo o prefeito Junior da Femac (PDT), só da Prefeitura, em convenio com os governos estadual e federal, existem em andamento l96 obras, entre pequenas, médias e grandes. Destas, pelo menos 60 serão entregues no primeiro semestre e as demais até o final do ano. O prefeito destaca ainda que neste pacote de obras todas as regiões da cidade estão sendo contempladas, principalmente com asfalto, melhorias de mobilidade urbana e iluminação.

Na coordenação O atual secretário de Governo da Prefeitura de Apucarana, ex-vereador Laercio de Moraes (PP), tido como nome forte para disputar uma vaga na Câmara Municipal, já antecipou que não será candidato e, a pedido do prefeito Junior da Femac, vai atuar na coordenação da campanha.

Outro investimento I Na edição de ontem, a coluna destacou que Apucarana estaria para ganhar uma segunda loja da rede Supermercados Muffato na zona sul da cidade, em parceria com um grande grupo empresarial da cidade. A notícia ganhou enorme repercussão, confirmando a boa fase que vive a economia local.

Outro investimento  II Aliás, a zona sul da cidade, que tem recebido muita atenção do município, como obras de abertura de avenida e outras melhorias, além de investimentos privados, vai ganhar também um condomínio residencial fechado, tendo à frente uma grande construtora e incorporadora de Londrina, o grupo Dinardi.

Caiu do cavalo I Um candidato a prefeito que se acha muito esperto ligou para um conhecido marqueteiro político para saber o quanto ele cobraria para trabalhar em sua campanha, mesmo sabendo que o profissional já estaria comprometido com outro grupo político e não poderia trocar de lado de jeito algum.

Caiu do cavalo II Ao perceber a motivação do tal candidato e que a conversa estaria sendo gravada, o marqueteiro em questão desconversou e fugiu da insistência do político em saber o quanto custa seus serviços. Real objetivo: divulgar na campanha a gravação para dizer que era disputa de “tostão contra milhão”...

Ivaipora quente A cidade de Ivaipora, que em tempos passados foi conhecida como “sapecado”, está com sua política em polvorosa e pegando fogo. Tudo consequência do rompimento político entre o atual prefeito Miguel Amaral e seu antecessor e padrinho político, Carlos Gil. A separação parece não ter volta.

Aliança pelo Brasil Apesar de já ter conseguido número suficiente de assinaturas (500 mil) para dar entrada com a papelada na Justiça Eleitoral, o novo partido Aliança pelo Brasil continua coletando mais assinaturas para sua criação. Ontem, o ônibus do mutirão organizado pelo deputado federal Filipe Barros esteve em Ivaiporã, onde permaneceu estacionado na Praça Manoel Teodoro da Rocha. Muitos eleitores assinaram o abaixo-assinado.

À espera Muitas lideranças políticas do Vale do Ivaí, incluindo prefeitos e vereadores, estão na expectativa de que o Aliança pelo Brasil, idealizado pelo presidente da República Jair Bolsonaro, esteja aprovado e em condições de participar das eleições municipais ainda neste ano. A migração de gente para este partido deverá ser grande na região.

Mesário Começou a ser veiculada nesta segunda-feira a campanha de comunicação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que tem como objetivo destacar a importância do mesário voluntário para a transparência e a segurança das eleições brasileiras. A partir da afirmação “Eu quero uma cidade melhor”, a iniciativa tem como mote o papel de cada cidadão para a construção da democracia, e convida o eleitor a fazer parte do processo eleitoral como mesário voluntário. Peças estão no rádio, tevê e redes sociais.

Recesso em Jandaia O prefeito de Jandaia do Sul, Benedito José Púpio (PSC), decretou ponto facultativo nas repartições públicas municipais nos dias 24 (véspera do feriado de Carnaval) e 26 (quarta-feira de cinzas). Portanto, não haverá expediente na Prefeitura na segunda, terça e quarta, com as atividades voltando à normalidade na quinta-feira. No feriadão funcionam apenas saúde e limpeza pública.

Vapt Vupt

Diversas prefeituras da região irão emendar o feriadão de Carnaval até na quarta-feira de Cinzas.             
Prefeitos veem neste período carnavalesco uma oportunidade de conter gastos com a máquina pública.         
Além do feriadão de Carnaval, há de se destacar que fevereiro já tem menos dias que demais meses do ano.         
As prefeituras só aumentam um pouco os gastos por conta do transporte escolar na volta às aulas.