COLUNAS

min de leitura - #

Capacitação de técnicos

Editoria de Política

| Edição de 04 de novembro de 2018 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Foi concluída com pleno êxito a capacitação do Paranacidade a técnicos de dezoito prefeituras da Associação dos Municípios do Vale do Ivaí (Amuvi). O curso realizado na sede da associação, no período da manhã e tarde da última quinta-feira, serviu para orientar servidores das prefeituras. Ocorre que, por lei e até exigência do Paranacidade, os municípios que não implantarem seu plano diretor, ou que não promoverem a revisão a cada dez anos ficam impedidos de firmar convênio e receber recursos. Durante a capacitação ficou deliberada a composição de um grupo de trabalho integrado, que terá à disposição material disponibilizado pelo Paranacidade. Também surgiu a proposta de realização de cursos técnicos, de curta duração, nos municípios. 

Estatuto O presidente da Amuvi e prefeito de Apucarana, Beto Preto (PSD), se diz satisfeito com o bom aproveitamento da capacitação do Paranacidade. “Temos convicção de que, com o novo estatuto da Amuvi, que deverá ser votado em assembleia no próximo dia 9, em Jandaia do Sul, nossa entidade terá condições de se fortalecer e prestar mais serviços aos municípios”. 

Ratinho Júnior Prefeitos da Amuvi lançaram na última reunião da entidade a proposta de convidar o governador eleito Carlos Massa Ratinho Júnior (PSD), para participar da reunião. A iniciativa partiu de alguns prefeitos, entre eles Benedito Púpio (PSC), de Jandaia do Sul; e Washington Luiz da Silva (PSDB), de Kaloré. A idéia é formatar um documento contendo as principais reivindicações da região.

Demandas O presidente da Amuvi, Beto Preto, informa que a ideia é realizar primeiro a assembleia geral da associação, para discussão e votação do novo estatuto, e depois uma reunião com o governador eleito. “Porém, tudo depende da agenda dele. A nossa região é a casa de Ratinho Júnior e creio que não faltarão oportunidades para discutir os problemas e as demandas do Vale com ele”, pontuou. 

Transição O governador eleito Ratinho Júnior vai se reunir terça-feira com a governadora Cida Borghetti (PP) para discutir a possibilidade de antecipação do início do processo de transição de governo, marcado para dia 3 de dezembro. Para Ratinho Júnior, é importante que os trabalhos comecem de imediato.

Representação O prefeito de Ivaiporã, Miguel Amaral (PSDB), diz que o município estará bem representado junto ao governo do Paraná com a reeleição dos deputados estaduais Alexandre Curi (PSB), Artagão Júnior (PSB) e Ademar Traiano (PSDB) e junto ao governo federal com a reeleição de Sérgio Souza. Ele agradece o apoio da população aos seus candidatos.
Julgamentos O tribunal Superior Eleitoral (TSE) marcou sessão extraordinária para quarta-feira, às 9h30, além das ordinárias previstas para terça (às 19h) e quinta-feira (ás 9h). Segundo a presidente do Tribunal, Rosa Weber, todas as sessões visam apressar o julgamento de muitos processos ainda relativos às eleições gerais realizadas em outubro.

Uma só eleita A partir de janeiro, o Brasil terá apenas uma governadora. Trata-se da senadora Fátima Bezerra (PT), eleita em segundo turno no Rio Grande do Norte. Ela obteve 57,47% dos votos válidos, contra 42,53% dados a Carlos Eduardo (PDT). Senadora com mandato até 2023, ela foi eleita duas vezes deputada estadual, três federal e uma vez senadora.

Bolsa Família Para 71% dos eleitores, o programa Bolsa Família deve continuar. O maior apoio vem da região Nordeste e entre eleitores com ensino superior completo. Das pessoas que declararam voto em Jair Bolsonaro, 56% disseram concordar que o programa deva continuar. A pesquisa foi feita pelo portal Sintonia Eleitoral, que ouviu mais de um milhão de eleitores.

Extraordinária O presidente da Câmara de Apucarana, Mauro Bertoli (DEM), convocou sessões extraordinárias para segunda, terça e quarta-feira, às 15h30, para votação de projetos do Executivo que estão tramitando no Legislativo, entre eles, o que trata da reforma administrativa do quadro de pessoal da Prefeitura. Outros projetos devem chegar amanhã.

Ordinária Após a extraordinária, a Câmara de Vereadores de Apucarana realiza a sessão ordinária, que acontece toda segunda-feira a partir das 16 horas. Em virtude do feriado de sexta-feira, Dia de Finados, a pauta de votação não foi elaborada ainda pela secretaria do Legislativo.

Vapt Vupt

Medidas de contenção de gastos já vêm sendo adotadas por alguns prefeitos neste final do ano.        
A queda do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) preocupa prefeitos de todo o Paraná.
Muitos prefeitos paranaenses já admitem que o pagamento do 13º salário no final do ano será prejudicado.
A Associação dos Municípios do Paraná (AMP) pretende cobrar dos deputados federais mais apoio às prefeituras.