OPINIÃO

min de leitura - #

Capacitação deve ser regra no mercado de trabalho

Da Redação

| Edição de 07 de janeiro de 2017 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O desemprego preocupa o brasileiro. São 12,1 milhões de trabalhadores desocupados no país e a perspectiva dos economistas para o primeiro semestre de 2017 é desanimadora. Esse número de desempregados deve crescer ainda mais neste ano que acabou de iniciar. É reflexo da crise econômica que não cede. Por isso, é importante a ampliação de políticas de empregabilidade, que ajudem os trabalhadores a serem competitivos nas poucas vagas que são ofertadas. 

Em Apucarana, um projeto da Secretaria Municipal de Indústria e Comércio e da Agência do Trabalhador promete aumentar a capacidade de recolocação dessas pessoas. O objetivo é mapear o mercado de trabalho da cidade e identificar quais são as áreas que ofertam mais vagas. Com os dados em mãos, o município vai ajudar na capacitação para preencher esses postos de trabalho específicos. 

É uma boa ideia para acelerar o preenchimento dessas vagas. Apesar do desemprego que atinge todo o país – e não é diferente em Apucarana -, muitos empregos continuam disponíveis porque os candidatos não preenchem os requisitos mínimos. É nessa hora que o poder público precisa colaborar, ofertando cursos e opções de capacitação. 

Segundo a Agência do Trabalhador de Apucarana, a falta de qualificação dos candidatos é um grande problema na cidade. As vagas de emprego aparecem, mas os candidatos cadastrados têm formação inadequada ou qualificação insuficiente. É um desafio encaixar esse perfil no mercado de trabalho. Diante desse contexto, a capacitação é fundamental, se for específica para a maioria das vagas abertas, melhor ainda, pois ajudará a acelerar as contratações. 

Em Apucarana, a indústria de confecção ainda movimenta a principal fatia de mão de obra. É uma área que deverá receber atenção do município na realização de cursos profissionalizantes. No entanto, outros setores também deverão ser atendidos. O trabalho será realizado por meio de parcerias com entidades e também com empresários apucaranenses. 

O trabalhador precisa se aperfeiçoar constantemente. Em um mercado competitivo e de recessão como o nosso, os mais preparados terão prioridade na disputa por vagas. Há uma previsão de melhora no quadro econômico a partir do segundo semestre deste ano. É o que o governo federal garante. Portanto, é preciso reunir os requisitos mínimos para buscar as vagas quando a situação do mercado de trabalho melhorar.