CIDADES

min de leitura - #

Carnês do IPTU começam a chegar para contribuintes

DA REDAÇÃO

| Edição de 12 de janeiro de 2021 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

As prefeituras da região começam a distribuição dos carnês do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) 2021. Principal tributo municipal, o pagamento do imposto tradicionalmente recai no início do ano. Em Apucarana e Arapongas, datas, percentuais e parcelamentos já estão definidos e a distribuição de boletos começa a ser preparada.

Em Apucarana, embora o vencimento global à vista e a primeira parcela tenham que ser pagos em 10 de março, os proprietários de imóveis recebem ainda neste mês de janeiro o carnê, que já foi encaminhado aos Correios. Para o exercício de 2021 o imposto não teve acréscimo, apenas correção de 5,2% referente a inflação acumulada nos últimos meses, tendo como base o INPC. 
A secretária da Fazenda, Sueli Pereira, informa que neste ano foram emitidos 55.744 carnês, totalizando um lançamento de R$29,2 milhões. A previsão, seguindo o histórico dos anos anteriores, é de receber entre 49 e 52% à vista. “A antecipação de envio faz parte do planejamento da gestão Júnior da Femac, e contribui para uma melhor organização do orçamento das famílias, que podem analisar com maior tranquilidade a forma de pagamento”, diz a secretária.
Com comparação ao ano passado, Apucarana registrou um acréscimo de 1.186 imóveis. Segundo a secretária, se dentro de 20 dias o proprietário não receber o carnê via correio, deverá requerer uma segunda via, agendando atendimento no setor de tributação da prefeitura através do telefone 3422-4000. Antes desse prazo, Sueli pede para que as pessoas não procurem o correio e nem a prefeitura, para evitar aglomerações e risco de contágio. O tributo tem desconto de 5% para pagamento à vista e pode ser parcelado em 10 vezes, com prazo para parcela integral ou primeira parcela em 10 de março.