OPINIÃO

min de leitura - #

Cartão de crédito e sua utilidade

Por Thadeus Palka, advogado em Apucarana

| Edição de 21 de fevereiro de 2017 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

A utilização do cartão crédito nos negócios em geral deu mais rapidez, economia de tempo, segurança e tranquilidade na realização de negócios, haja vista da desnecessidade de transportar volumosas quantias de “dinheiro vivo”. Pode-se dizer que acabou com a “dor de cabeça de como levar o dinheiro em maletas e até em malas e com a contagem demorada de nota a nota”.
Muitos se lembram desses tempos, mas, aconteceu e até é pitoresco trazer esse fato nos tempos atuais, mas, os bancários mais antigos com certeza são testemunhas dessa exaustiva tarefa.

Graças, hoje, temos os cartões de crédito e as transferências bancárias que facilitaram os pagamentos e recebimentos que se fazem um pisca de olhos ou num simples toque via internet. Fica esse breve histórico como memória.

Agora comprar ou transferir numerário são realizados de modo simples, rápido e via internet sem necessidade do transporte de grandes volumes de numerário.
Dada a facilidade de uso é preciso precaver-se porque pode criar ao usuário sérias complicações e até colocá-lo em estado de inadimplência pelo descuido no seu uso, principalmente no “estouro” de saldo e sem cobertura imediata.

O uso do cartão de crédito tem suas vantagens e desvantagens porque quer queira ou não o cartão de crédito desbancou de vez os talonários de cheques, transporte de dinheiro vivo pelo usuário e que, hoje, ainda são objeto de furtos ou roubos, embora transportados por carros fortes.

O possuidor do cartão de crédito resolve com mais agilidade, mas, também é preciso cautela ao usá-lo: jamais role dívidas, negocie a anuidade, concentre seus gastos com poucos cartões, não perca seu cartão, cuidado com a senha, desconfie de milagres na “internet”, não abuse com o seu saldo devedor dado que os juros são extorsivos a ponto de ultrapassar 400% anualmente etc. etc.

É preciso ficar atento no que diz respeito às vendas promocionais de mercadorias e o uso consequente do cartão de crédito, porque atiçam as pessoas a comprar coisas até desnecessárias e dado ao longo prazo para pagamento é, nesse momento, que deve ponderação e entender do que seja útil e necessário. 

O dinheiro plástico – cartão de crédito – tornou-se moeda corrente nos dias atuais e como facilitou a vida das pessoas, no momento, de fazer qualquer tipo de transação comercial, mas, é preciso saber fazer o bom uso do cartão de crédito. 

Finalmente, pode-se dizer com a mais absoluta certeza que a cautela no seu uso é imprescindível e só fazem bem a todos e embora muito estejam cientes de que o mau uso causará sérios problemas, mesmo assim, há os que abusam com o comprometimento de seus rendimentos. Deixam de fazer alguma reserva financeira para uma eventualidade.