COLUNAS

min de leitura - #

Cartilha eleitoral

Editoria de Política

| Edição de 17 de junho de 2018 | Atualizado em 16 de junho de 2018

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Com as novas regras sobre a propaganda eleitoral na internet, como a proibição do uso de perfis falsos e a responsabilização pela remoção de conteúdo, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) elaborou e lançou nesta semana uma cartilha digital sobre o tema para que partidos, candidatos e eleitores tenham contato com o tema de forma interativa. A publicação resume as principais regras da legislação eleitoral sobre o tema para o pleito deste ano. A partir das informações fornecidas, os interessados poderão entender melhor, por exemplo, as normas para o impulsionamento de publicações no Facebook e Instagram. Útil para candidatos a cargos eletivos e profissionais de comunicação digital, o material é importante também para os eleitores, que poderão conhecer as regras para saber se seus candidatos estão promovendo suas campanhas dentro do que estabelece a lei.

Duas sessões A Câmara de Vereadores de Apucarana vai realizar duas sessões na tarde desta segunda-feira. A primeira é extraordinária e começa a partir das 15h30, para votação de projetos em regime de urgência encaminhados pelo Poder Executivo. A segunda é ordinária, com início previsto para as 16 horas. Ambas serão realizadas no salão nobre da Prefeitura.

Projetos Da pauta de votação da sessão extraordinária da Câmara de Apucarana constam cinco projetos de lei encaminhados pelo prefeito Beto Preto (PSD). Dentre esses, destaca-se o que prorroga para até junho do ano que vem o prazo para que comerciantes e outros desocupem os espaços públicos do Terminal Urbano de Transporte Coletivo.

Ordem do dia Já da pauta de votação da sessão ordinária da Câmara de Apucarana constam quatro projetos de lei, todos de autoria dos vereadores, e seis requerimentos também dos vereadores. Um deles, do vereador Antônio Carlos Sidrin (DEM), pede que a Val dê na tarifa de ônibus a mesma redução de 
R$ 0,46 dada pelo governo no óleo diesel.

Apoios O prefeito de Arapongas, Sérgio Onofre da Silva (PSC), diz que o município já obteve muitas conquistas neste um ano e quase seis meses de mandato. Para isso, ele destaca os apoios que tem recebido do vice Jair Milani (PP), dos vereadores aliados e dos deputados federal Osmar Serraglio (PP) e estaduais Pedro Lupion (DEM) e Tiago Amaral (PSB).

Celular de volta Uma operação policial realizada em Borrazópolis quarta -feira pelo delegado de Jandaia do Sul, Adilson José da Silva, e equipe, com apoio da Polícia Militar, fez a detenção de suspeitos de terem roubado objetos em residências de Kaloré. A operação acabou recuperando o celular da vereadora Rita de Cássia (PSD), de Kaloré, que teve sua casa invadida por marginais.
Vice de Rosinha A secretária de Política para Mulheres do PT do Paraná, Anaterra Viana, que já foi candidata a deputada federal e a vereadora de Curitiba, pode entrar como vice na chapa do ex-deputado Doutor Rosinha (PT), pré-candidato ao governo do Paraná. Rosinha ainda negocia com o PCdoB para composição de aliança, mas há correntes no partido que apoiam a chapa pura.

Com ministro A governadora Cida Borghetti (PP) recebe nesta segunda-feira o ministro do Desenvolvimento Social, Alberto Beltrame. As 10 horas, no Palácio Iguaçu, haverá a entrega de 25 veículos para uso do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), que funcionam em parceria entre o Estado e o governo federal.

Cármen assume Pela segunda vez desde que iniciou o prazo que torna inelegíveis ocupantes de cargos do Executivo, a presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Cármen Lúcia, vai ocupar a presidência da República a partir desta segunda-feira. O motivo é a viagem do presidente Michel Temer (MDB) ao Paraguai, onde vai participar da Cúpula do Mercosul.

Maia Como o cargo de vice-presidente está vago, a primeira pessoa da linha sucessória é o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ). No entanto, a legislação eleitoral impede a candidatura de ocupantes de cargos no Executivo nos seis meses que antecedem as eleições, e por isso o deputado viajou ontem para Portugal. 

Eunício O segundo da linha sucessória de Michel Temer é o presidente do Senado, Eunício Oliveira (MDB-CE), que também deve concorrer à reeleição no Congresso Nacional. O senador viajará para a Argentina durante os compromissos de Temer para se encontrar com parlamentares do país vizinho em Buenos Aires. Desta forma, cabe a Cármen Lúcia assumir o Planalto.

Vapt Vupt

Prefeitos do Vale do Ivaí continuam adotando medidas de contenção de gastos, em especial com a folha salarial.
Nesses cortes de gastos, prefeitos reduzem seus próprios salários, de secretários e de servidores comissionados.  
Há uma expectativa dos prefeitos quanto ao segundo repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM).              
O FPM será creditado às prefeituras na próxima quarta-feira e prefeitos esperam que não venha com queda.