CIDADES

min de leitura - #

Casos de coronavírus recuam em Ivaiporã

DA REDAÇÃO

| Edição de 16 de outubro de 2020 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Ivaiporã vem registrando queda no número de novos casos de Covid-19. De acordo com a Vigilância Epidemiológica,  caiu mais da metade o número de pacientes infectados entre os dias 01 a 15 de outubro com relação ao mesmo período de setembro. 

Neste primeiros 15 dias de outubro, incluindo dois diagnósticos registrados nesta quinta-feira, o município havia registrado 34 novos casos, contra 103 diagnósticos no mesmo período anterior, ou seja, 66,9% a menos.
Outra boa notícia segundo a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Nilza Fernandes, é a diminuição de pessoas com sintomas da doença que têm procurado o Centro de Triagem Coronavírus na cidade. 
“Estamos mandando em torno de cinco, no máximo 10, coletas por dia para o Lacen. Já tivemos de 40 até 50 coletas diárias. Por enquanto, não sabemos se ainda é pontual ou se pode ser uma tendência”. 
Ainda segundo Nilza, para determinar a tendência é necessário aguarda pelo menos até o final de outubro. “A gente fica esperançosa até porque o Paraná e o Brasil têm mostrado uma certa tendência à queda. Porém, ainda é muito precoce porque não temos como saber quanto da população está positiva para o vírus.Precisamos aguardar mais um pouquinho, porque também tivemos o feriado do dia 12, que provocou bastante aglomeração”. 
Nilza avalia que apesar da queda nos números, ainda não é momento para relaxar e a adoção do distanciamento social continua como fator determinante como cuidado de prevenção contra a Covid-19. “Ainda não está clara a situação da queda de novos casos em Ivaiporã. A doença é muito nova e temos continuar tomando todos os cuidados, como distanciamento social, uso de máscaras e limpeza das mãos”, com enta. 
Ivaiporã registra 782 positivados entre os meses de março e outubro, sendo que a taxa de recuperados é de 94,88%, ou seja, 742 pacientes que se curaram da doença. A quantidade de pessoas com o vírus ativo confirmado é de 23, o que representa 2,94%. A taxa de mortalidade é de 2,17%.