CIDADES

min de leitura - #

Casos de Covid-19 avançam na região

Da Redação

| Edição de 02 de junho de 2020 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Em uma semana, o número de casos de Covid-19 disparou 29,5% na região. Os dados, levantados pela Tribuna com base no boletim da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) e secretarias municipais de Saúde, mostram que no período entre segunda-feira da semana passada (25) e ontem (1), a região passou de 125 registros para 162. Apenas ontem, seis novos casos foram somados à lista, incluindo os primeiros registros em dois municípios da região: Jandaia do Sul e São Pedro do Ivaí. 

O índice é mais que o dobro registrado na semana imediatamente anterior (18 a 25/maio), quando o crescimento foi de 11,6%, passando de 112 a 125 casos. Em média, a região somou mais de 5 casos por dia na semana passada. 
O número de municípios com registros do coronavírus também cresceu, passando de 8 para 11, um aumento de 37%. Além de Jandaia do Sul e São Pedro do Ivaí, que registraram os primeiros casos ontem, Jardim Alegre também entrou na lista dos municípios com pacientes diagnosticados na última quarta-feira (27). O número de óbitos no Vale, entretanto, se manteve em 8 registros (ver infográfico nesta página).
Até agora, os municípios com maior número de casos são os que registram maiores populações. Em Arapongas, foram diagnosticados ontem mais três pacientes, todos do sexo masculino com idades de 20 anos, 64 anos e 75 anos. Um está em isolamento domiciliar; outro permaneceu internado por nove dias, recebeu alta e já está curado e o último e mantém-se em isolamento domiciliar. Arapongas é o município com maior número de casos, são 70.
O segundo município com maior número de registros é Apucarana (54), que também confirmou caso ontem. O novo diagnóstico da doença é de um homem de 49 anos, que está em isolamento domiciliar. O teste confirmando a contaminação foi do Laboratório Central do Estado (Lacen).

JANDAIA E SÃO PEDRO
O primeiro caso de Covid-19 de Jandaia do Sul envolve uma paciente de 21 anos. Com a confirmação, o Centro de Operações Especial (COE) criado pela prefeitura para atuar no combate à pandemia, se reuniu para discutir novas medidas de contenção. Na semana passada, a prefeitura já tinha anunciado a aplicação de multas para quem for flagrado sem mascadas. 
Em São Pedro do Ivaí, o primeiro caso também envolve uma paciente feminina de 34 anos. 

TESTES
De acordo com o médico Altimar Carletto, chefe da 16ª Regional de Saúde, os testes rápidos distribuídos pelo Governo Estadual estão entre os fatores que explicam o aumento dos casos do novo coronavírus na última semana. “Com o aumento da testagem, o número de casos deve aumentar também. O governo distribui testes em todas as cidades com a meta de realizar 30 mil exames rápidos semanalmente”, explica.
Além disso, Carletto diz que a tendência é que os números de pessoas com coronavírus é crescer nos próximos dias. “Estamos em uma curva crescente. Ainda não chegamos no pico da pandemia, por isso, quem puder ficar em casa, fique. Quem precisar sair, saia de máscaras e higienize as mãos com frequência. Não temos previsão do ápice da Covid-19 em nossa região, mas pelas análises, ainda temos 40 dias pela frente até alcançar o pico de casos”, alerta. (COLABOROU FERNANDA NEME)