CIDADES

min de leitura - #

Cemitérios terão ações ‘anti-covid’em Finados

DA REDAÇÃO

| Edição de 28 de outubro de 2020 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O Dia de Finados deste ano vai transcorrer de forma atípica em Apucarana e Arapongas por conta da pandemia do novo coronavírus. As tradicionais missas que acontecem durante todo o dia não serão realizadas e, além do uso obrigatório de máscara para a proteção individual e álcool gel, as aglomerações não serão permitidas.

Em Apucarana, na entrada de todos os cemitérios haverá funcionários para a distribuição de álcool gel. “O uso da máscara será obrigatório, vamos distribuir álcool gel e estamos orientando para que as pessoas evitem aglomerações. É muito comum encontrar parentes e amigos no dia de finados o que acaba formando pequenas aglomerações. Por conta da pandemia, estamos pedindo para evitar essas rodas de conversa”, disse Marcos Bueno, diretor da Autarquia dos Serviços Funerários de Apucarana (Aserfa), que acredita que cerca de 25 mil pessoas passem pelos cemitérios do município na data.
Marcos Bueno ainda ressaltou que quem for até os cemitérios, que leve os vasos de flores sem as embalagens plásticas. “Para evitar a proliferação da dengue, a orientação é retirar essa embalagem para evitar o acúmulo de água. Precisamos nos cuidar por conta da pandemia e também pela dengue”, orientou.
Em Arapongas também será exigido o uso de máscaras e haverá álcool gel na portaria. “Nós soltamos vários avisos em Arapongas, nas igrejas, nos bairros, para que os idosos e pessoas com problemas de saúde façam as visitas no sábado e domingo, evitando de ir no dia 2 e evitar aglomerações”, repassou o gerente do Cemitério Municipal Albino Amaral.
Conforme Albino, 30 mil pessoas devem visitar o cemitério nos três dias. “Outra orientação importante é que, para evitar aglomeração, não vamos retirar os plásticos dos vasos na portaria. Para entrar com o vaso de flor é preciso estar sem o plástico para evitarmos a água parada e a proliferação do mosquito que transmite a dengue. ” 
SEM MISSAS
Dom Carlos José de Oliveira, bispo da Diocese de Apucarana informou que as missas não vão acontecer nos cemitérios da região, para evitar aglomerações. “Dia 2 de Novembro, dia de Finados, multipliquemos também as celebrações das missas nas igrejas. Não será possível celebrar nos cemitérios. Convidemos o povo para celebrar nas igrejas. A pandemia mostra a finitude da vida e nós somos chamados a apresentar a certeza da vida eterna em Cristo Jesus. Não percamos este momento para evangelizar. A diocese oferecerá, também para esta comemoração, um subsídio impresso. Será um Tríduo a ser celebrado em família ou em locais de trabalho”