CIDADES

min de leitura - #

Centro de Apoio ao Surdo é inaugurado

Fernanda Neme

| Edição de 14 de dezembro de 2018 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

A secretária de Estado da Educação, Lúcia Cortez Martins, inaugurou na manhã de ontem, o Centro de Apoio ao Surdo e aos Profissionais da Educação de Surdos do Paraná (CAS), que terá sede em Apucarana, dentro do Núcleo Regional da Educação (NRE) local. Com abrangência regional, a unidade atenderá demandas da região bem como dos NREs de Cornélio Procópio, Ibaiti, Jacarezinho, Londrina, Maringá, Telêmaco Borba, e Wenceslau Braz e um público estimado de 5.259 pessoas surdas.

Imagem ilustrativa da imagem Centro de Apoio ao Surdo é inaugurado

Os centros são espaços dedicados à capacitação de profissionais da área, como tradutores e intérpretes de Língua Brasileira de Sinais (Libras) e professores bilíngues surdos e ouvintes e estão passando por um processo de ampliação. Outras três unidades regionais estão sendo entregues nesta semana em Francisco Beltrão, Cascavel, Umuarama. Juntas, as unidades atenderão cerca de 14 mil pessoas e ampliam o atendimento a este público, que antes era feito apenas nos CAS de Curitiba e Guarapuava.
Para a secretária Lúcia Cortez Martins, o centro irá suprir as necessidades das pessoas que tinham que ir até Curitiba para fazer a capacitação. “No Paraná temos mais de 14 mil pessoas surdas. Apucarana foi escolhida por ser uma cidade bem localizada e com uma boa estrutura. O objetivo deste centro é trazer capacitação aos profissionais, além de ser um local para convivência, produção de material, troca de experiência e socialização”, acrescenta. 
O novo espaço, segundo a chefe do NRE local Maria Onide Balan Sardinha, começa a funcionar a partir de fevereiro do ano que vem, assim que o ano letivo retornar. “É com grande alegria que teremos esse centro, o 5º do Paraná, que atenderá diversas cidades da região. É uma grande conquista para a nossa cidade”, comemora. 
O centro de apoio, de acordo com Maria Onide, contará com cinco profissionais especializados na educação especial para atender mais de cinco mil pessoas não só do Núcleo Regional da Educação, mas de outras cidades próximas à Apucarana. “Além disso, o novo espaço irá atender profissional da rede pública e particular de ensino”, ressalta. 
A cerimônia de inauguração aconteceu no salão do NRE e contou com a presença da secretária de Estado da Educação, Lúcia Cortez Martins; de Siana do Carmo de Oliveira Franco Bueno, chefe do Departamento de Educação Especial (DEE), e do coordenador da Área de Surdez, Júlio César Correia Carmona.