COLUNAS

min de leitura - #

Chevrolet anuncia Bolt EV no Brasil

Editoria de Veículos

| Edição de 01 de dezembro de 2018 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

No Salão do Automóvel de São Paulo, a Chevrolet anunciou a comercialização no Brasil do Chevrolet Bolt EV, o primeiro carro elétrico do mundo a combinar preço acessível e autonomia semelhantes ao de um carro médio a combustão igualmente bem equipado.  No Brasil, o Chevrolet Bolt EV começa a ser comercializado em 2019.

Divertido de dirigir, o Bolt EV é capaz de rodar, em média, 383 quilômetros com uma única carga das baterias – número superior a qualquer outro veículo de sua categoria. Vale ressaltar que o brasileiro roda, em média, 40 km em seus deslocamentos diários.

O modelo ainda conta com sistema regenerativo que aproveita a energia dissipada em frenagens e desacelerações para ampliar sua autonomia e garantir tranquilidade ao usuário em viagens mais longas.

A recarga das baterias é feita em tomadas e há opções que combinam com diferentes necessidades de deslocamento do usuário. No caso de um carregador semirrápido, uma hora garante 40 km de autonomia. Já em carregadores rápidos, encontrados em eletropostos, bastam 30 minutos para rodar mais 145 km.

Além de mais limpa, a energia elétrica gera economia para o motorista do Bolt EV. Hoje, o custo estimado por quilômetro rodado do elétrico da Chevrolet é cerca de quatro vezes inferior ao de um modelo do mesmo porte movido a gasolina.

O Bolt EV ainda oferece o alto torque característico dos motores elétricos. Arrancadas de 0 a 100 km/h podem ser feitas na casa dos 6,5 segundos.

Para a GM, a indústria automotiva irá se transformar nos próximos 5 anos mais do nos últimos 50, seguindo o ritmo de mudanças que acontecem em outros importantes setores no mundo, sendo que, no futuro, os carros serão elétricos. O Bolt EV é a porta de entrada para a total conectividade e para os carros autônomos.

De acordo com a empresa, as principais tecnologias do veículo são sistema regenerativo dos freios; espelho retrovisor central por câmera; assistente de estacionamento com visão 360 graus; painel digital customizável; Driver Information Center com tela de 10,2 polegadas; faróis com tecnologia HID; pneus auto-vedantes; assoalho plano com fechamento aerodinâmico; sistema de recarga de smartphone por indução magnética (sem fio); assistente de permanência na faixa; alerta de ponto cego; aviso de tráfego traseiro cruzado; alerta de colisão frontal e frenagem automática para mitigar acidentes, entre outras.