CIDADES

min de leitura - #

Chuva prejudica lavouras de milho

Ivan Maldonado

| Edição de 14 de junho de 2018 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O temporal que atingiu a região de Ivaiporã entre a terça-feira e a madrugada de ontem trouxe mais prejuízos na zona rural. No período, choveu um total 53 mm e fortes rajadas de vento atingiram o Vale do Ivaí.

Imagem ilustrativa da imagem Chuva prejudica lavouras de milho

Em várias propriedades, conforme informações da regional de Ivaiporã do Departamento de Economia Rural (Deral), o milho ficou acamado, agravando as perdas já esperadas por causa da estiagem que atingiu os produtores na época do plantio. As chuvas também causam preocupação para os cafeicultores que estão em período de colheita. 
Conforme o engenheiro agrônomo do Deral, Sérgio Carlos Empinotti, o tombamento das lavouras de milho agravou as perdas já esperadas. “Ainda não é possível estimar o tamanho do prejuízo, mas com certeza haverão perdas. Grande parte das propriedades estão com milho frutificado já quase no ponto de colher”. As perdas estimadas para a cultura com é de aproximadamente 30%. “No geral um terço da safra de milho foi perdida. Maior perda foi com a estiagem, e um pouquinho com o tombamento, uma vez que cair bastante espigas no chão que vão se perder”, destaca. 
Preocupação também para o cafeicultor, por conta da queda dos frutos secos, o que provoca perdas dos grãos e perda na qualidade. “Foram umas duas ou três chuvas e o grão começa a fermentar, também vai dar mais trabalho para colher, já que vai ter que abanar tudo de novo”. 
Para a cultura de trigo que se encontra boa parte em fase de desenvolvimento, as pastagens e o plantio de aveia as chuvas foram benéficas.  (IVAN MALDONADO)