CIDADES

min de leitura - #

Chuva traz alívio para as lavouras da região

DA REDAÇÃO

| Edição de 05 de outubro de 2021 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

A chuva chegou com força e trouxe um alento para os agricultores da região de Apucarana que começaram a apressar o plantio da safra de verão. Conforme informações do Departamento de economia Rural (Deral), da Secretaria Estadual de Agricultura e do Abastecimento (Seab), entre sexta-feira (1º) e ontem choveu entre 122 a 220 milímetros na região. No entanto, apesar do volume ter ajudado a aliviar a seca no campo, ainda não foi suficiente para suprir o déficit hídrico dos mananciais. 

As culturas mais beneficiadas foram o milho, feijão e a soja que estão no início do plantio.  O técnico do Deral, Adriano Nunomura, disse que os produtores de soja aguardavam as precipitações para iniciar o plantio. “Os agricultores estão terminando de colher as culturas de inverno e começando a plantar as culturas de verão. A soja já tem 3% da área plantada. Assim que o tempo voltar a firmar, o plantio será intensificado”, afirma. 
Cultura perene, o café entrou na fase de florescimento e o retorno da umidade favorecerá a indução do florescimento das plantas. As lavouras de feijão (primeira safra), que apesar da área pouco significativa, também foram beneficiadas pelas chuvas volumosas. 
Embora necessária, a chuva em excesso também é prejudicial para a agricultura. O trigo, cultura do inverno que tolera as temperaturas mais baixas e clima seco, pode ser afetado quando há muita umidade.  “Ainda falta colher 15%. Se esse tempo úmido perdurar, pode causar doenças e baixar a qualidade do trigo. A agricultura é uma indústria a céu aberto. Tudo que é demais causa doença, erosão. Mas como essa chuva foi calma não tivemos relatos de prejuízos”, informa. 
CRISE HÍDRICA
As chuvas registradas desde a semana passada aliviaram os efeitos da longa estiagem que castigou por meses a agricultura, mas o volume ainda é insuficiente para reabastecer os mananciais. “O volume de chuvas normalizou o déficit hídrico do solo, mas recuperou um pouco os níveis dos reservatórios que continuam abaixo do normal”, explica. 
A chuva também era esperada na cidade por conta do risco de desabastecimento. Em Jandaia do Sul, a chuva foi suficiente para suspender o rodízio no abastecimento em Jandaia do Sul adotado em agosto. Em Jardim Alegre, entrentanto, a medida ainda está em vigor.