COLUNAS

min de leitura - #

Cida será candidata

Editoria de Política

| Edição de 20 de janeiro de 2018 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

A vice-governadora Cida Borghetti (PP) reafirmou ontem, em Apucarana, que é pré-candidata ao governo do Estado nas eleições deste ano e que já está trabalhando num projeto político para o Paraná. Ela garantiu que vai contar com o apoio do governador Beto Richa (PSDB), que deverá deixar o cargo no começo de abril para disputar uma vaga no Senado. Da mesma forma, pretende ter o apoio da maioria dos partidos que fazem parte da base política do governo Richa desde o seu primeiro mandato. Cida Borghetti, inclusive, destacou as ações administrativas do governador Beto Richa que, conforme assinala, colocou o Paraná numa situação diferenciada de outros Estados que hoje enfrentam crise financeira. “O Paraná é um estado diferenciado da nação, o Paraná venceu a crise”, afirmou.

Caravana do PP A vice-governadora Cida Borguetti anunciou em Apucarana que neste domingo começa a caravana progressista. “As lideranças do nosso partido irão percorrer todo o Paraná promovendo discussões, para pensar qual é o Paraná que queremos para os próximos anos. O primeiro tema será debatido hoje, em Curitiba, focando em infraestrutura e meio ambiente.

Contorno Sul A vice-governadora Cida Borguetti anunciou em seu discurso que o Governo do Estado poderá antecipar as obras de duplicação do contorno Sul de Apucarana. “Esse é um pedido do prefeito Beto Preto e entendemos que essa obra contribuiria muito para melhorar o fluxo de tráfego no sentido Noroeste-Norte-Sul do Estado”, assinalou Cida.

Câmara Federal O ministro da Saúde, Ricardo Barros, confirmou em Apucarana que vai deixar o ministério em março ou começo de abriu para disputar a reeleição de deputado federal. Ele disse que já avisou o presidente Michel Temer que tem um projeto político para o Paraná e que também quer estar coordenando a campanha de Cida Borgheti ao governo do Estado.

Bom para morar Ao final de seu discurso, no salão nobre da prefeitura, o ministro da Saúde, Ricardo Barros, lembrou que uma revista de circulação nacional, a Exame, elegeu Maringá como a melhor cidade do País para morar e emendou: “Embora eu more em Maringá, acho que não pesquisaram Apucarana, que também detém ótimos índices de qualidade de vida”, disse. 

Agradecimentos Durante o evento ontem com Ricardo Barros, a irmã Geovana Ramos, diretora do Hospital da Providência, agradeceu o ministro pela liberação de novos recursos para a instituição. Ela também entregou uma placa de agradecimento a Barros e um ramalhete de flores à vice-governadora do Paraná, Cida Borguetti, pelo auxílio de ambos.
Reconhecimento Em seu discurso a diretora do Hospital Providência fez questão de manifestar publicamente o reconhecimento da instituição em relação à atuação do prefeito de Apucarana, o médico Beto Preto (PSD). “Ele tem sido incansável para intermediar recursos de custeio e também para a construção da nova ala do Materno Infantil”, afirmou Irmã Geovana Ramos.

Ampliação O prefeito de Marilândia do Sul e presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Ivaí e Região (Cisvir), Aquiles Takeda (PV), reforçou ao ministro Ricardo Barros pedido de verbas para a ampliação do prédio. “Na sua gestão o Beto Preto já deixou projetada uma nova ala do Cisvir e agora estamos empenhados em viabilizar isso”, disse.

Reunião de Temer O presidente Michel Temer se reuniu ontem, no Palácio da Alvorada, com os ministros Torquato Jardim (Justiça) e Grace Mendonça (Advocacia-Geral da União). Também estava presente o subchefe para assuntos jurídicos da Casa Civil, Gustavo Rocha. A assessoria de imprensa do Palácio do Planalto informou que o encontro foi para tratar de “assuntos de natureza jurídica”..

Impasse Michel Temer convocou a reunião em meio a um impasse vivido pelo governo sobre a nomeação da deputada Cristiane Brasil (PTB-RJ) no Ministério do Trabalho. A posse dela foi suspensa por um juiz de primeira instância e Temer recorreu ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) para tentar reverter a decisão. O recurso foi protocolado no tribunal na sexta-feira.

Caixa Outra polêmica nos últimos dias vivida pelo governo foi o afastamento de quatro dos 12 vice-presidentes da Caixa dos cargos, suspeitos de corrupção, por determinação de Temer, que atendeu a recomendações do Banco Central e do Ministério Público Federal. Um novo estatuto foi aprovado limitando as indicações políticas para cargos de direção.

Vapt Vupt

A maioria dos prefeitos que integram o Cisvir participou da reunião com Ricardo Barros em Apucarana.     
O ministro Ricardo Barros, inclusive, levou vários pedidos de prefeitos para o setor de saúde.       
Neste início de semana, vários prefeitos do Vale do Ivaí deverão seguir para Curitiba.     
Como faz toda semana, o governador Beto Richa deverá assinar convênios e liberar recursos.