COLUNAS

min de leitura - #

Cidades digitais

Editoria de Política

| Edição de 11 de fevereiro de 2020 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Tecnologias que visam melhorar o atendimento à população serão tratadas durante o I Fórum de Cidades Digitais do Vale do Ivaí, na próxima quinta-feira, em Apucarana, no anfiteatro do Crea-Pr. Prefeitos e gestores de quase 20 municípios já estão inscritos para o encontro promovido pela Rede Cidade Digital (RCD) em parceria com a Prefeitura de Apucarana. De acordo com o diretor da RCD, José Marinho, o objetivo é fomentar o desenvolvimento dos municípios a partir de investimentos nas Tecnologias da Informação e Comunicação. Além do município anfitrião, Cambé, Faxinal e Paranavaí apresentam as inovações em andamento. “O objetivo é promover a troca de experiências, além de trazer soluções de mercado disponíveis e políticas públicas. São ferramentas para resolver diversos problemas nas cidades”, destaca o diretor da RCD, José Marinho.

Romaria I O prefeito de Apucarana, Junior da Femac (PDT), participou da 1ª Romaria Diocesana de Nossa Senhora de Lourdes, realizada no último domingo. Segundo ele, o evento foi um verdadeiro espetáculo de fé, reforçando a tradição religiosa dos pioneiros que contribuíram para o desenvolvimento de Apucarana e de todo o norte do Paraná. O prefeito parabenizou o bispo Dom Carlos José de Oliveira e toda equipe pela organização.

Na romaria II Quem também esteve participando da 1ª Romaria Diocesana de Nossa Senhora de Lourdes foi o ex-prefeito e secretário estadual da Saúde, Beto Preto. Além do seu interesse pessoal em participar do evento, Beto Breto representou o governador Ratinho Junior e ficou admirado com a grande manifestação de fé do público presente, em torno de 10 mil pessoas, na estimativa dos organizadores. A romaria reuniu fiéis de 36 municípios da diocese.

Professores A Câmara de Arapongas realizará audiência pública na próxima sexta-feira, às 19 horas, no plenário da Casa, para discutir a questão do piso nacional do magistério. A audiência foi proposta pelo vereador Fernando Henrique Oliveira (PSDB) visando sanar dúvidas que a categoria tem em relação ao pagamento do piso. Todos os professores municipais estão sendo convocados.

Novo presidente O vereador Antonio Gilmar Genovez, mais conhecido por Toninho Genovez, assumiu ontem a presidência do partido Cidadania23 em Cambira, por decisão da Executiva Estadual. Ele substitui o empresário Aparecido Belini, o Cido Belini, que foi reeleito em novembro, porém não teve a convenção municipal reconhecida pela cúpula partidária. Toninho Genovez terá a tarefa de reestruturar o partido com vistas às eleições deste ano.
Sem manobra Toninho Genovez nega que tenha feito alguma “manobra” para assumir o comando do Cidadania em Cambira conforme insinuou presidente deposto Cido Belini. Ele garante que não houve manobra ou qualquer tipo de manipulação para tomar o partido de ninguém. Segundo ele, o que houve foi uma decisão de cima para baixo para que ele assumisse a presidência da legenda. “Como vereador eleito pela sigla, não posso fugir desta responsabilidade”, afirma.

Audiências A prefeita de Manoel Ribas, Bete Camilo (PL), que está no seu segundo mandato consecutivo, tem participado de audiências com frequência, nos últimos dias, com secretários do governo do Estado. Ela tem tratado de vários assuntos de interesse do seu município, além de encaminhar projetos para liberação de recursos ainda neste ano. Bete Camilo quer concluir seu mandato deixando entregues à população diversas obras que considera importantes.

Contas do governo A prestação de contas do Governo do Estado será realizada na Assembleia Legislativa do Paraná na próxima terça-feira (18). O relatório do desempenho do Executivo será referente ao 3º quadrimestre de 2019, ou seja, do período de setembro a dezembro. A audiência pública em que o secretário da Fazenda, Renê Garcia Júnior, expõe os dados do Governo relativos ao cumprimento das metas fiscais está marcada para às 14h30. 

Governadores O governador Ratinho Junior estará em Brasília nesta terça-feira. Pela manhã, a partir das 9 horas, ele participa da 8a edição do Fórum Nacional dos Governadores. O encontro acontece no Edifício do Banco do Brasil e vai discutir temas como segurança pública, preço dos combustíveis, distribuição dos royalties de petróleo, renovação do Fundeb e o Fundo de Participação dos Estados (FPE). A proposta de fim do ICMS sobre combustíveis é rejeitada pelos governadores.

Vapt Vupt

Algumas prefeituras ainda estão tentando colocar todos os ônibus em condições para transporte escolar.       
A partir deste mês de fevereiro as despesas dos municípios começam a aumentar com a volta às aulas.     
Prefeitos estão na expectativa de que o governo do Estado aumente a verba do transporte escolar.       
Uma negociação neste sentido já vem sendo feita pela Associação dos Municípios do Paraná (AMP).