CIDADES

min de leitura - #

Arapongas incorpora 12 novos agentes da Guarda Municipal

Da Redação

| Edição de 20 de março de 2024 | Atualizado em 20 de março de 2024
Imagem descritiva da notícia Arapongas incorpora 12 novos agentes da Guarda Municipal

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

A Prefeitura de Arapongas realizou ontem a solenidade de formatura de 12 guardas municipais. Os novos agentes integraram a 4ª Turma de Guardas Municipais de Arapongas, sendo a primeira a ser formada através de metodologia aplicada pela Escola de Guardas Municipais. Também participaram da formatura seis guardas da cidade de Cruzmaltina formados em Arapongas por meio de Termo de Cooperação Técnica realizado entre os municípios. 

O ato aconteceu na Estação Cultural Milene, contando com a presença do secretário de Governo, Rafael Cita, que representou o prefeito Sérgio Onofre, que cumpria agenda em Curitiba, do secretário de Segurança, Paulo Argati, do prefeito de Cruzmaltina, Natal Casavechia, do deputado estadual Pedro Bazana e do presidente da Câmara de Vereadores, Márcio Nickenig. 

O curso de formação teve a duração de quatro meses, com carga horária de 1.073 horas, incluindo formação para agentes de trânsito, policiamento comunitário, noções em direito, uso de armamento, com grade curricular da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp). Em última etapa, os guardas municipais passaram por estágio supervisionado, com patrulhamento diário. 

O secretário Paulo Argati destacou a importância da vinda dos novos guardas. “Com as novas incorporações, o efetivo da Guarda Municipal de Arapongas passa a ter 94 integrantes. Quem ganha com isso é a população”, salientou. 

O prefeito de Cruzmaltina, Natal Casavecchia, se diz grato a parceria firmada junto a Arapongas. “Agradeço ao prefeito Sérgio Onofre e sua equipe por compartilhar com os novos GM’s de Cruzmaltina todo o aprendizado. Sucesso a todos nesta jornada”, disse.

O secretário de Governo, Rafael Cita, destacou o papel da corporação. “Arapongas tem registrado quedas importantes na criminalidade e isso é resultado de uma forte integração. Que sejam bem-vindos”, salientou.

Participaram demais secretários municipais, vereadores, alunos da Escola Municipal Alzira Horvatich (disciplina cívico-militar), representantes e autoridades das Forças de Segurança Pública de Arapongas, PRF, Poder Judiciário, entidades, clubes de serviços e comunidade em geral.