CIDADES

min de leitura - #

Região abre 3,5 mil postos de trabalho formal em 10 meses

Cindy Santos

| Edição de 28 de novembro de 2023 | Atualizado em 28 de novembro de 2023
Imagem descritiva da notícia Região abre 3,5 mil postos de trabalho formal em 10 meses

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

A economia regional abriu 3.561 novas vagas de emprego com carteira assinada entre janeiro e outubro deste ano. Mais da metade dos postos de trabalho (51,2%) foi criada pelo setor de serviços responsável por 1.826 vagas, seguido pela indústria que atingiu saldo de 1.080 vagas, comércio (512), agropecuária (83) e a construção civil (60). Os dados são do Cadastro de Empregados e Desempregados (Caged) divulgados ontem pelo Ministério do Trabalho e Emprego referentes a 27 municípios da região (ver infográfico).

Trinta e seis por cento das vagas são de Arapongas, que lidera o ranking regional de empregos formais com saldo de 1.284 postos de trabalho criados pelo setor de serviços (637), indústria (611) e comércio (105). A construção (-60) e a agropecuária (-9) fecharam com saldo negativo. Segundo o secretário de Secretaria de Desenvolvimento, Inovação, Trabalho e Renda de Arapongas, Paulo Grassano, as contratações avançaram devido às ações desenvolvidas pela Agência do Trabalhador. 

“Trouxemos muitas empresas de volta para a Agência do Trabalhador o que fez nossas contratações aumentarem. Também estamos trazendo mais candidatos para se cadastrarem nas nossas vagas de emprego”, ressalta. 

O segundo maior saldo regional é de Apucarana, com 597 novas vagas, puxados pelo setor de serviços (490), comércio (113), construção (16) e agropecuária. A indústria, entretanto, perdeu 26 postos de trabalho no período.

Ivaiporã fechou atingiu saldo de 370 postos de trabalho, sendo 217 de serviços, 115 na construção civil, 52 no comércio e 23 na agropecuária. A indústria extinguiu 37 postos de trabalho.

OUTUBRO

Outubro obteve o pior saldo do ano na região, segundo o Caged. Foram criadas 69 vagas de trabalho formais. A indústria foi a responsável pelo saldo positivo do mês, com 175 postos de trabalho com ajuda do setor de serviços, que criou 77 vagas. O comércio foi o setor que mais fechou vagas de emprego com a perda de 91 postos de trabalho, seguido pela construção civil (49) e agropecuária (43). Embora baixo, o resultado supera outubro do ano passado, quando apenas 37 postos de trabalho foram criados em 27 municípios. No ranking regional, Apucarana lidera com 88 postos de trabalho criados em outubro, seguido por Arapongas com 70 e Ivaiporã com 50.

Paraná foi o 3º estado que mais gerou empregos em outubro

O Paraná foi o terceiro estado brasileiro com o melhor saldo de empregos em outubro, com a abertura de 14.945 novas vagas com carteira assinada no mês, o segundo maior saldo de 2023 no Estado. O Estado também está entre os maiores geradores de emprego do País, e o melhor na região Sul, no acumulado do ano. Foram 115.073 novos postos de trabalho formais entre janeiro e outubro, com saldo positivo em todos os meses. “O bom resultado no mercado de trabalho ao longo de todo o ano é resultado da nossa política de atração de investimentos, que geram emprego e renda para os paranaenses”, afirmou o governador Carlos Massa Ratinho Junior. “Criamos mais vagas que estados mais populosos e avançamos em todos os setores, o que demonstra o bom momento da nossa economia”.

MAIS LIDAS