CIDADES

min de leitura - #

Saúde municipal alerta que população procure UBS aos primeiros sintomas

Da Redação

| Edição de 04 de janeiro de 2024 | Atualizado em 04 de janeiro de 2024
Imagem descritiva da notícia Saúde municipal alerta que população procure UBS aos primeiros sintomas

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Dengue tem tratamento, mas pode chegar a óbito rapidamente. O alerta vem de médicos que atuam diretamente no atendimento da doença da rede pública municipal de saúde de Apucarana. 

O município vive uma epidemia da dengue com quase 800 casos e sete pessoas estão internadas no Hospital da Providência com a doença. A orientação é que  a população procure atendimento o quanto antes nas UBS, assim que sentir os primeiros sintomas da doença.

“Nos dois primeiros dias a pessoa infectada apresenta sintomas como febre; dores de cabeça, perto dos olhos e nas articulações”, informa a médica da família da Autarquia Municipal da Saúde (AMS), Ariana Valim.

A médica, que também é preceptora da Residência Médica em Saúde da Família da AMS, explica que a partir do 3º dia começa a fase crítica, podendo ocorrer sangramento na boca, nariz e gengiva; manchas vermelhas e coceira na pele; vômito; náuseas e diarreia. A fase de recuperação começa entre o 5º e 7º dia após o início dos sintomas”, detalha Ariana.

O secretário de Saúde Emídio Bachiega reforça a importância de procurar a UBS do seu bairro logo na fase inicial da doença. “A classificação da dengue começa pela avaliação dos sinais clínicos, aferição da pressão e temperatura, e a ainda a realização do exame da prova do laço, o que atesta se o paciente tem risco de sangramento, um dos principais sintomas da doença”, informa Bachiega.

A partir da identificação dos sintomas o paciente é direcionado para o melhor atendimento dentro da classificação clínica do tipo da dengue que apresenta. Aqueles com sinais de comorbidades e riscos são encaminhados para unidade de saúde sentinela, Bolivar Pavão, um local preferencial para atendimentos de dengue. 

O principal meio de evitar a dengue continua sendo a eliminação de criadouros do mosquito transmissor. Outra forma eficiente é o uso de repelente diariamente. “As pessoas com sintomas têm que usar repelente porque se o mosquito que pica essa pessoa dentro de casa é contaminado, vai transmitir a doença para os familiares que vivem no mesmo ambiente”, orienta a médica Ariana Valim

Na UBS Bolívar Pavão, na Avenida Central do Paraná, que atende das 7 às 22 horas, o paciente inicia tratamento com aplicação de soro na veia, lembrando que a pessoa com dengue não pose usar medicamento anti-inflamatório. 

Em alguns casos é preciso encaminhar o paciente diretamente para UPA ou para internamento. “Temos uma equipe de saúde altamente capacitação para avaliar e tratar os diferentes estágios clínicos da dengue. Nosso objetivo maior é atender, medicar e evitar o agravamento do quadro”, afirma o prefeito Junior da Femac.