COLUNAS

min de leitura - #

Clima quente no Senado

Editoria de Política

| Edição de 24 de maio de 2017 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

A leitura do relatório da reforma trabalhista no Senado foi interrompida ontem por agressão entre parlamentares que se chamaram de “bandido” e de “vagabundo”. A confusão começou quando o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) disse para Ataídes Oliveira (PSDB-TO) que ele “apoiava um governo corrupto”. O tucano respondeu chamando Randolfe de “bandido”, que retrucou: “me respeite, bandido é o senhor”. Ataídes se irritou e partiu para cima de Randolfe, chamando-o de “moleque” e “vagabundo”. Outros senadores agiram para separar a briga. A senadora Fátima Bezerra (PT-RN) chegou a se sentar à mesa para impedir a leitura do relatório, que seria feita pelo senador Ricardo Ferraço (PSDB-ES). O tucano deixou a sessão no meio da confusão, aconselhado pelo líder do governo, Romero Jucá (PMDB-RR). 

Fiscalização I O vereador Luciano Molina (Rede) disse na sessão da Câmara de Apucarana, anteontem à noite, que , através da Câmara, vai enviar ofício ao Executivo pedindo informações sobre como está o cumprimento das leis de sua autoria aprovadas desde a gestão anterior.

Fiscalização II Molina diz que são várias as leis de sua autoria aprovadas pelo Legislativo e sancionadas. No entanto, o que se vê é que elas não são cumpridas e nem fiscalizadas. Ele cita, entre as leis, a que define horário de carga e descarga no anel central e a destinação correta dos resíduos sólidos.

Competentes O vereador Deco (PR), não se cansa de elogiar o trabalho feito em Apucarana pelo prefeito Beto Preto (PSD), desde a primeira gestão. Segundo ele, isto acontece porque o prefeito não coloca pessoas na sua equipe só por ser amigas, mas gente competente e de confiança em cada setor.

Pré-candidatos Pelo menos quatro nomes já despontam como prováveis candidatos ao Senado pelo Paraná nas eleições do ano que vem. São eles o governador Beto Richa (PSDB), o ex-prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet (PDT), a deputada federal Christiane Yared (PR) e Marcelo Almeida (PMDB).

Fora do páreo Segundo se comenta nos bastidores políticos, a senadora Gleisi Hoffmann (PT) não deverá buscar a reeleição, assim como Roberto Requião (PMDB), que deverá disputar o governo do Estado. O senador Alvaro Dias está se filiando ao partido “Podemos” para ser candidato a presidente.
Ao governo O ex-senador Osmar Dias (PDT) já está trabalhando sua candidatura ao governo do Estado nas eleições do ano que vem. Ele deverá ter como alguns dos concorrentes o secretário estadual do Desenvolvimento Urbano, Ratinho Júnior (PSD), Roberto Requião (PMDB) e Cida Borghetti (PP), entre outros.

Nova direção O Partido dos Trabalhadores (PT), de Ivaiporã, está sob nova direção. O novo presidente, escolhido pelo Processo de Eleição Direta (PED) é Ramon Barbosa Costa, tendo como vice Elso Bitencourt. A intenção da nova diretoria é fortalecer a sigla para as eleições de 2018.

Pedágio I Moradores de Apucarana e região poderão reforçar o movimento contra a renovação dos contratos de pedágio no Estado, na audiência pública marcada para esta quinta-feira, às 19h30, na Câmara Municipal. Esta reunião será a décima organizada em cidades-polo paranaenses pela Frente contra Renovação dos Contratos de Pedágio, da Assembleia Legislativa. 

Pedágio II O objetivo da audiência em Apucarana é mobilizar lideranças políticas, empresariais e comunitárias para impedir a prorrogação das concessões de rodovias do Anel de Integração. Segundo o deputado estadual Tercílio Turini (PPS), é importante que a comunidade discuta a questão das tarifas de pedágio no Paraná que, diz, é uma das mais caras do País.

Maluf I Os ministros da Primeira Turma do STF (Supremo Tribunal Federal) votaram por condenar o deputado federal Paulo Maluf (PP-SP) a 7 anos, 9 meses e 10 dias de prisão em regime fechado por crimes de lavagem de dinheiro no exterior. Os magistrados definiram que, por causa da condenação, ele deve perder o mandato parlamentar.  

Vapt Vupt

O vereador André Lima, de Cornélio Procópio, foi solto no início da noite de segunda-feira, segundo a Polícia Civil.        
 André Lima estava detido na cadeia de Cornélio desde 11 de maio, acusado de tráfico de drogas.            
Municípios têm até o dia 31 de maio para entregar documentos para o novo Mapa do Turismo Brasileiro.                
O Mapa do Turismo é uma ferramenta importante para definir a estratégia de atuação do Ministério do Turismo.