CIDADES

min de leitura - #

Cobertura de exame precisa aumentar

Da redação

| Edição de 24 de junho de 2017 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.


Um estudo da Secretaria da Saúde identificou que a cobertura do exame Papanicolau, também conhecido como citopatológico, deve ser ampliada nos municípios do Paraná. Com o exame, é possível identificar lesões precursoras de câncer que, quando descobertas nesta fase, tem 100% de chances de cura.
O câncer do colo do útero é o terceiro mais frequente na população feminina do Brasil, com quase 18 mil novos casos anualmente, e a quarta causa de morte por câncer entre mulheres, segundo estimativas do Instituto Nacional do Câncer (Inca). 
No Paraná, em 2015, foram registradas 340 mortes pela doença. “Nosso apelo é para que as mulheres compareçam regularmente a unidade de saúde mais próxima de suas residências para que seja colhido o exame de Papanicolau e para que cada vez menos pessoas morram em decorrência de uma doença que pode ser curada”, alerta o superintendente de Atenção à Saúde da Secretaria de Estado da Saúde, Juliano Gevaerd.
“Chamamos a atenção para que todos os municípios do Estado realizem ações para intensificação da realização do exame, principalmente nas mulheres identificadas como população-alvo que nunca realizaram o exame ou que estão em atraso”, complementa o superintendente.