COLUNAS

min de leitura - #

Cobrança de pênaltis

Editoria de Política

| Edição de 05 de outubro de 2019 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Na inauguração do Meu Campinho, ontem, no Pirapó, houve disputa de pênaltis entre as autoridades, com revezamentos entre quem fazia as cobranças e quem ficava no gol para defender. Participaram o secretário estadual do Desenvolvimento Urbano, João Ortega, os prefeitos Junior da Femac, de Apucarana, e Emerson Toledo, de Cambira, o assessor da Casa Civil, Miltinho Púpio, o vereador Poim e até a secretária municipal de Esportes, Jossuela Pinheiro. No fim, ninguém ganhou e ninguém perdeu a brincadeira. Já o secretário estadual da Saúde, ex-prefeito Beto Preto, não conseguiu chegar a tempo para a inauguração e também bater pênaltis, porque a viagem de Curitiba para Apucarana sofreu grande atraso.

Não é candidato O deputado estadual Delegado Jacovós (PR) fez questão de deixar claro ontem, em Apucarana, que não é candidato a prefeito nas eleições de 2020. Ele frisou que sua intenção é apenas disputar a reeleição à Assembleia Legislativa. Aliás, Jacovós defendeu a necessidade de Apucarana lançar um candidato a deputado federal forte nas próximas eleições. Segundo ele, a cidade precisa ter um deputado federal próprio para sua defesa em Brasília.

Projetos de Jandaia O prefeito de Jandaia do Sul, Benedito José Púpio (PSC), o Ditão Púpio, está negociando com o governador Ratinho Junior (PSD) uma visita ao município nos próximos dias. O governador deverá anunciar recursos para algumas obras de grande vulto em Jandaia do Sul, como para o projeto de desfavelamento e revitalização da Estação Ferroviária. “Estamos tentando agendar uma data com o governador”, informa o prefeito.

Verba de Bueno Foram liberados nesta semana R$ 178 mil ao Hospital Norte Paranaense (Honpar), de Arapongas. A verba é proveniente de emenda apresentada pelo deputado federal Rubens Bueno (Cidadania) ao Orçamento da União e será paga por meio do Fundo Nacional de Saúde. O dinheiro poderá ser utilizado para custear atendimentos de alta e média complexidade. “O repasse para a manutenção dos hospitais é um dos compromissos do nosso mandato”, diz.

Moção de Aplausos A Câmara de Arapongas aprovou Moção de Aplausos ao Portal Povo Ninja, da apucaranense Marlene Perin Meneguete, pelos relevantes serviços prestados à comunidade araponguense. Marlene mantém um portal na internet em que apresenta aos interessados vagas de emprego oferecidas por empresas da região. O objetivo é contribuir, gratuitamente, para que desempregados saibam onde buscar vaga de trabalho. O requerimento é do vereador Reivaldo dos Santos (PTB).
Em Brasília Vários prefeitos da região estão de malas prontas para irem a Brasília na próxima semana. A princípio, eles terão audiências nos gabinetes dos deputados federais de sua base política, tendo em vista a liberação de recursos de emendas parlamentares já empenhadas e o encaminhamento de projetos já pensando na elaboração de emendas no orçamento da União para o próximo ano. A peregrinação na Câmara dos Deputados será intensa nos próximos dias.

Mobilização Além de tratarem de emendas para seus municípios, prefeitos da região também deverão participar em Brasília de uma mobilização municipalista marcada para o próximo dia 8, terça-feira, contra possíveis mudanças na divisão de recursos do bônus de assinatura da cessão onerosa do pré-sal. Texto já aprovado pelo Senado prevê que 15% dos recursos arrecadados pela União na cessão onerosa do pré-sal fiquem com os municípios. Texto está em análise na Câmara.

Denunciados I O Ministério Público Eleitoral de Minas Gerais denunciou ontem o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio (PSL), por três crimes envolvendo candidaturas-laranja do PSL em 2018. Outras dez pessoas foram denunciadas. Crimes são de falsidade ideológica, apropriação indébita eleitoral, que é quando o candidato se apropria de recursos destinados ao financiamento eleitoral para proveito próprio e associação criminosa.

Denunciados II O indiciamento do ministro pela Polícia Federal ocorreu pelo crime eleitoral de omissão na prestação de contas e pelo crime de associação criminosa. As investigações foram feitas de forma conjunta entre PF e Ministério Público. Pela investigação, o partido inscreveu candidatas sem a intenção de que elas fossem eleitas. Isso porque o Tribunal Superior Eleitoral decidiu que 30% dos recursos do fundo eleitoral devem ser destinados a candidaturas femininas.

Vapt Vupt

A maioria das prefeituras da região já está se preparando para o fechamento do exercício no final do ano.
Prefeitos estão juntando recursos daqui e dali para fazer um caixa destinado ao pagamento do 13º salário.
Vale lembrar que em dezembro muitos prefeitos têm três folhas salariais para quitar com funcionalismo.
São as folhas salariais de novembro, para quem paga no início do mês, 13º e folha de dezembro.